28 de abril de 2014

Pinheiros recebe piloto para descarte de eletrônicos

Gazeta de Pinheiros, 14/04/2014

ABRASA (Associação Brasileira das Entidades Representativas e Empresas de Serviço Autorizado em Eletroeletrônicos), o INRE (Instituto Nacional de Resíduos), a Reciclo Metais, WG & Associados e a Geree (Gestão Estratégica de Resíduos Eletroeletrônicos) iniciaram um piloto para avaliação dos processos do sistema de gestão para a logística reversa e destinação ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos.

Em Pinheiros, a assistência técnica participante do piloto, Canal Certo Eletros & Informática, fica na Avenida Pedroso de Moraes, 653, (3815-2599).

O piloto está restrito na zona leste, aos bairros do Tatuapé e Mooca, na zona sul, em Moema, e na zona oeste, em Pinheiros. O período de recebimento é de 20/01 a 15/05. Os equipamentos a serem recolhidos neste piloto estarão restritos a aparelhos de TV, som, vídeo (videocassete/DVD) e microondas, bem como microcomputadores, notebooks e impressoras.

O piloto receberá aparelhos em qualquer estado de conservação, independentemente de modelo, marca ou fabricante. No momento da entrega do(s) aparelho(s), o consumidor deverá preencher e assinar o termo de doação do equipamento. O termo de doação é importante, pois permite ao reciclador a realização da reciclagem do equipamento entregue. Completada a reciclagem do resíduo, será emitido um certificado de destinação ambientalmente adequada que será enviado por email ao consumidor, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Os postos de entrega não receberão, durante o piloto, os seguintes tipos de equipamentos: geladeiras, fogões, máquinas de lavar (roupas ou louças), freezers, condicionadores de ar, lâmpadas, pilhas e baterias (exceto as que fazem parte do equipamento).

O consumidor tem um canal de comunicação através do e-mail, retorne@inre.eco.br, que presta apoio em geral, respondendo a dúvidas, questionamentos, recebendo comentários e críticas. Maiores informações estão disponíveis no site www.inre.org.br e nas assistências técnicas participantes do Piloto.

A participação de todos é fundamental, lembrando que nesta etapa somente os resíduos eletroeletrônicos descritos acima serão recebidos.