Revitalização da Praça do Pôr do Sol

Concebido como uma praça de contemplação dentro de uma zona estritamente residencial, a Praça Cel. Custódio F. Pinheiro ganhou notoriedade ao longo das últimas décadas pelo lindo pôr do sol que pode ser apreciado a partir de seu gramado de topografia em declive. Com a fama, a frequência do local cresceu, mas e infraestrutura para receber os visitantes não.

Hoje, a Praça do Pôr do Sol é um retrato de das dificuldades de gestão do poder público. O espaço, que costuma receber mais de 10 mil pessoas durante o final de semana tem vendedores ambulantes irregulares, estacionamento em local proibido, barulho, fogueiras, consumo de drogas, calçadas das casas vizinhas usadas como banheiro e seus muros e portões pichados. Estas são as denúncias frequentes dos moradores do entorno. A praça, uma das atrações turísticas de São Paulo, precisa ser revitalizada!

Frente a situação de degradação do local, os moradores do bairro, representados pelas associações SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros e a AVISOL – Associação dos Vizinhos da Praça do Pôr do Sol vem lutando para revitalizar a praça. Algumas conquistas foram alcançadas como a melhoria da iluminação, colocação de vigias e reforma dos parquinhos e cahorrodromo. Mas ainda temos muito por fazer.

Segue a cronologia das ações realizadas:

  • Até 2012, reinvindicações pontuais dos moradores pedindo limpeza e fiscalização para os comportamentos ilegais dos frequentadores, conforme acima citado. SAAP intermedia diversas solicitações aos órgãos públicos responsáveis.
  • 2012: criação da AVISOL com o propósito de lutar pela melhorias na praça e da visitação do local. Vizinhos ao local são lesados com a incomodidade da frequência noturna e madrugada adentro e ataque contra patrimônio.
  • 2012: Prefeito Gilberto Kassab; Subprefeito de Pinheiros Rubens Paixão; Secretário do Verde e Meio Ambiente  Eduardo Jorge ( 01/2005 a 08/2012) e Carlos R. Fortner (08/2012 a 31/12/2012) – interino
  • 2013: Prefeito Fernando Haddad; Subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo; Secretário do Verde e Meio Ambiente: Ricardo Teixeira (01/01/2013 a 17/02/2014)

2014

  • Copa do Munda de 2014 traz notoriedade a Vila Madalena, e consequentemente a praça. Aumenta ainda mais a frequência, sem melhoria do espaço.
  • Em julho de 2014 é aprovado no CADES (Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) a proposta de transformação da praça em parque para que tenha melhor infraestrutura para receber os frequentadores, e mitigar os problemas conforme acima citado.
  • Em setembro de 2014 a SVMA apresenta projeto do Parque do Por do Sol a SAAP e AVISOL.
  • 2015: após pressão dos moradores, prefeito Fernando Haddad assina decreto de transformação de praça em parque em 14 de agosto de 2015. Subprefeitura continua a fazer o manejado do local, SVMA não assume o parque.
  • Prefeito Fernando Haddad; Subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo; Secretário do Verde e Meio Ambiente  Wanderley Meira do Nascimento (18/02/2014 a 14/06/2015)

2016:

2017:

2018

2019

2020

2021

 

 

Continuaremos nos dedicando com afinco para trazer melhorias para a Praça Pôr do Sol, buscando aprimorar sua infraestrutura, zeladoria e segurança dos seus usuários e moradores do entorno.