15 de abril de 2020

Pandemia: Subprefeitura de Pinheiros cerca praça do Pôr do Sol para evitar aglomerações

As imagens da praça do Pôr do Sol cheia estamparam os jornais e causaram consternação. A aglomeração ocorre no momento em que a ordem em São Paulo é praticar o isolamento social para controlar a proliferação do muito contagioso coronavírus. Por isso, a subprefeitura de Pinheiros decidiu tomar uma atitude drástica: cercar o local.

Na quarta-feira, 9, o órgão começou a erguer uma barreira de tapume no entorno da praça, para evitar que as cenas do último domingo se repitam. Segundo a prefeitura, essa é uma atitude pontual e que não será tomada em outros pontos da cidade.

A SAAP entende que cercar a praça, um dos pontos mais queridos de Alto dos Pinheiros, é uma atitude drástica, porém, necessária nesse momento em que o isolamento social é adotado para combater a pandemia.

O movimento na praça foi o sinal mais visível de que estaria ocorrendo um relaxamento, por parte da população, das medidas instituídas pelo governo do Estado em 24 de março para tentar diminuir a velocidade de proliferação do vírus. O objetivo é evitar ao máximo o colapso do sistema de saúde, pois muitas das pessoas contaminadas apresentam sintomas que necessitam de internação até mesmo em unidade de tratamento intensivo (UTI).

O governador João Dória anunciou a extensão das medidas de isolamento social até 22 de abril. São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados e de mortes comprovadas decorrentes da pandemia.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade ou área será permitida. As guardas deverão agir e se necessário recorrer à Polícia Militar para que possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração”, disse o governador, durante o anúncio.

Medidas como as do governo de São Paulo e outras até mais duras têm sido utilizadas ao redor do mundo na tentativa de conter a velocidade de proliferação do coronavírus.

E a SAAP ressalta: fiquem em casa!