11 de abril de 2017

Mutirão do Cidade Linda no Pôr do Sol mobiliza cerca de 100 voluntários; prefeitura promete novas ações em Alto dos Pinheiros

À primeira vista, parecia um sábado ensolarado qualquer. Mas 25 de março será lembrado por quem vive em Alto dos Pinheiros como um dia de celebração da cidadania. Cerca de cem moradores locais — entre adultos, jovens e crianças — se uniram para ajudar a cuidar do Parque Pôr do Sol, um dos espaços mais queridos do bairro e que tem sofrido sistematicamente com o desrespeito de alguns de seus frequentadores.

A ação fez parte do programa Cidade Linda, iniciativa criada pela nova gestão do município de São Paulo para resgatar áreas degradadas. A ideia é promover mutirões de zeladoria envolvendo voluntários e funcionários da prefeitura. Em um único dia, são realizadas atividades como coleta de lixo, pintura de postes e conservação de jardins. Os serviços mais pesados, como desentupimento de bocas de lobo, podas de árvores e fechamento de buracos, ficam a cargo dos trabalhadores contratados pela administração municipal — no mutirão no Pôr do Sol, foram 120.

A ação de 25 de março contou com a presença do prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, e o vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas. A SAAP — integrante do conselho gestor do parque —  e a Associação dos Vizinhos do Pôr do Sol (Avisol) também participaram da iniciativa, doando tintas, verniz, pincéis, estopa, removedor e pedriscos para a revitalização do parquinho local. Com colaboração dos voluntários, o espaço de lazer para as crianças ganhou vida nova.

Alto dos Pinheiros deve receber, nas próximas semanas, mais duas edições do Cidade Linda: nas ruas Fonseca Rodrigues e Pedroso de Moraes. O mutirão no Pôr do Sol, que incluiu as avenidas São Gualter e Diogenes Ribeiro de Lima, foi o terceiro no território de atuação da Prefeitura Regional de Pinheiros. Anteriormente, houve ações do programa na avenida Faria Lima e na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.