21 de fevereiro de 2019

Biblioteca Parque Villa-Lobos é finalista em prêmio internacional

O Parque Villa-Lobos já é velho conhecido dos paulistanos, mas sabia que ali funciona uma das melhores bibliotecas públicas do mundo? Pois é, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVC) foi anunciada como uma das finalistas do prestigiado The London Book Fair – International Excellence Awards 2019. Ao lado da Espoo City Library, da Finlândia, e da Lubuto Library Partners, da Zâmbia, ela concorre ao título de “Biblioteca do Ano”.

Nessa categoria, os jurados buscam a excelência em diversas áreas, como variedade de títulos, atendimento ao cliente, conhecimento da equipe, eventos e inovação. Entre os pontos que levaram a BVC à final estão os programas de incentivo à leitura que a instituição desenvolve e seu papel na revitalização do espaço público e da comunidade do entorno.

É o segundo ano consecutivo que o Brasil emplaca um finalista na premiação –no ano passado, a Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, também concorreu ao título. Ambas as instituições estão vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e são geridas pela organização social SP Leituras.

“Veterana”

Não é a primeira vez que a BVL participa de uma disputa internacional. Em 2018, ela ficou entre as finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano / Systematic Public Library of the Year Award, promovido pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), a mais importante entidade do setor.

Construída em uma área onde antes funcionava um depósito de lixo a céu aberto, a BVL ocupa espaço de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos. A instituição, inaugurada em dezembro de 2014, investe numa programação cultural diversificada, que inclui contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. No ano passado, reuniu público de 338.535 frequentadores.

Os vencedores da International Excellence Awards 2019  só serão conhecidos em 12 de março. Até lá, que tal visitar esse importante espaço público que fica em nosso bairro? Sem dúvida, essa é a melhor maneira de torcer e apoiar a BVL.