Quem somos

A SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros foi fundada e legalmente constituída em 13 de dezembro de 1977, com o objetivo de assegurar o caráter residencial e de “bairro-jardim” do Alto dos Pinheiros, zelando pela qualidade de vida dos que aqui moram.

A SAAP é uma entidade sem fins lucrativos e promove o exercício da cidadania, colocando-se como elo entre os moradores do bairro e órgãos públicos e instituições como Subprefeitura, Ministério Público, polícias entre outras. Nosso trabalho tem quatro principais focos:

1.       Preservação das características de bairro-jardim: defesa da ocupação e do uso corretos dos imóveis e espaços públicos e privados, conforme a lei, o zoneamento, as definições de loteamento e a vocação residencial e verde do bairro. Envolve participar das discussões relacionadas ao Plano Diretor e a leis de zoneamento, fazer propostas para a região e zelar pela conservação das áreas verdes do bairro.

2.       Segurança e tranquilidade: cooperação com as polícias Militar e Civil e a Guarda Metropolitana e realização de projetos comunitários em prol da segurança. Defesa, análise e proposição de soluções de mobilidade, fazendo a articulação com os órgãos públicos competentes.

3.       Zeladoria: ajuda aos moradores na comunicação e denúncia de problemas de manutenção geral, como iluminação deficiente, corte ou poda de árvores, limpeza e conservação de praças, ruas, bueiros, canos estourados, controle de roedores e de pernilongos e mosquitos.

4.       Cidadania e convivência: disseminação de informações relevantes acerca do bairro, a fim de fomentar a troca de ideias sobre Alto dos Pinheiros. Realização de eventos que inspirem, eduquem e promovam maior convivência entre os moradores e debatam temas para elaborar proposta de melhorias.

Em 2017, a SAAP conta com cerca de 253 associados (indivíduos e condomínios) que representam cerca de 694 famílias. Eles contribuem financeiramente para manter a sede,  uma secretária e os projetos desenvolvidos. Além disso, muitos deles doam seu tempo para viabilizar atividades fundamentais da entidade.

 

Missão

Atuar pela qualidade de vida, física e social, de todos que residem, trabalham ou visitam o Alto dos Pinheiros, preservando as qualidades ambientais e características eminentemente residenciais do bairro, valorizando a boa convivência e cidadania e promovendo o respeito mutuo, ao bem público e ao meio ambiente.

Assista nosso vídeo institucional!

SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros from SAAP on Vimeo.