10 de outubro de 2018

Conheça o trabalho da instituição que há 35 anos faz atendimento psicológico gratuito em Alto dos Pinheiros

Em bairro com tantas casas, não é difícil que aquela no nº 235 da rua Japuanga passe meio despercebida. Mas aí vai uma informação para que isso não aconteça mais: no endereço, funciona uma instituição que, há 35 anos, oferece atendimento psicológico gratuito para casais e família em situação de conflito ou com problemas de relacionamento.

O Centro de Estudos e Assistência à Família – CEAF foi fundado em 1983 pela psicóloga Gilda Montoro e outros profissionais das áreas das ciências humanas, estudiosos interessados e preocupados com questões da saúde mental de crianças e adolescentes submetidos a risco ou vulnerabilidade social. Inicialmente, o grupo atendia os pacientes sem cobrar em seus respectivos consultórios, mas logo surgiu a necessidade de um local centralizado.

Em 1998, o CEAF conseguiu, em regime de comodato com a prefeitura de São Paulo, o imóvel no qual funciona atualmente, dentro da Praça Valdir Azevedo, na rua Japuanga.

“O CEAF é uma instituição sem fins lucrativos e cujos psicólogos todos trabalham voluntariamente”, diz Sônia Almeida, diretora-presidente da organização. Segundo ela, são realizados em torno de três mil atendimentos por ano no centro. “O normal é os pacientes virem a cada 15 dias, mas o número de sessões depende de cada caso”, explica.

Para agendar uma consulta, é muito fácil. Basta ligar para os telefones (11)3022-9596/3022-3840. “É feita uma triagem inicial, e depois as pessoas são encaminhadas para o programa mais adequado a elas”, diz.

Ajuda bem-vinda

Como a instituição é sem fins lucrativos, a diretora-presidente do Centro de Estudos e Assistência à Família destaca a importância de contar com o trabalho voluntário e com doações que possam manter esse serviço tão importante em operação.

Você se interessou em conhecer mais sobre o CEAF ou em colaborar com o centro? Ligue também para os telefones (11)3022-9596/3022-3840.