30 de abril de 2019

Em nova edição, campanha para coletar lixo eletrônico aumenta lista de objetos recebidos

Desde 2017, a SAAP realiza, com o apoio da Recycare, uma campanha de coleta de lixo eletrônico. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, é uma ótima oportunidade de descartar aquele eletroeletrônico que já não tem mais utilidade para você e que só serve para ocupar espaço na sua casa. Nesta quarta edição, a campanha traz uma novidade: isopor, lâmpadas, pilhas e espelhos foram incluídos na lista de materiais que serão recolhidos durante a ação. São itens que, se dispensados sem o devido cuidado, também podem causar danos à natureza.

A iniciativa acontece em 18 de maio, das 9h às 17h, no estacionamento do BNH de Alto dos Pinheiros, na av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2000. A exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, quem participar recebe um mimo para o paladar: mudas de plantas usadas como tempero.

Sem descartar a solidariedade

Além da preocupação com o meio ambiente, a iniciativa tem um lado social bacana. A próxima edição da campanha será a segunda em haverá coleta de livros, LPs e DVDs. Eles irão para o programa Ciranda da Leitura, da Recycare, que separa os objetos em bom estado e os distribuem em instituições como creches e asilos. O que não é possível aproveitar tem como destino a reciclagem.

E aí? Vamos abraçar essa ideia e impedir que algumas toneladas de lixo eletrônico caiam na natureza? Veja abaixo uma lista dos objetos que poderão ser descartados:

Linha marrom (eletroeletrônicos)

Monitores, televisores de tubo, LCD, plasma, LED, áudio, projetores, filmadoras, aparelhos de VHS, DVD, Blu-ray, aparelhos de som e home-theaters, entre outros.

Linha azul (eletroportáteis)

Batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, micro-ondas, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, videogames, videokês, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido etc.

Linha verde (informática e acessórios)

Computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, netbooks, roteadores, smartphones, teclados, entre outros.

Linha branca (eletrodomésticos)

Refrigeradores, fogões, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, freezers horizontais e verticais, frigobares, lava-louças, secadoras domésticas etc.