19 de novembro de 2020

Projeto literário de Alto dos Pinheiros recebe ‘visita’ internacional inusitada

Foi em 13 de novembro que Bobby B Frog anunciou: havia chegado em São Paulo. No dia seguinte, passearia por três unidades do projeto Livros Livres, que promove a troca gratuita de obras literárias em Alto dos Pinheiros. Toda a aventura seria contada no Facebook e no Instagram do curioso viajante.

Mas, afinal, quem é Bobby B Frog? Um simpático sapinho que divulga projetos literários em várias parte do mundo. Trata-se, claro, de um personagem fictício. Ele nasceu na imaginação da professora primária Brenda Marie Klimavicz, dos Estados Unidos. Ela estava de malas prontas para viajar quando a pandemia começou. A alternativa foi desenhar o sapinho em diferentes lugares, para divulgar os projetos. O personagem e as visitas são fictícios, mas a divulgação acaba sendo real.

Foi Emma Bovary que “convidou” Bobby B Frog a conhecer o Brasil. Ela é uma tradutora que prefere se apresentar publicamente sob o pseudônimo que remte a uma das mais famosas personagens femininas da literatura mundial. Bovary é responsável pelo projeto Livros Livres nas praças Japubá (nº 35), Província de Saitama e Vicentina de Carvalho (no interior de ambas).

“Descobri o projeto da professora e cadastrei as três unidades para serem visitadas. Contei um pouco sobre as características da iniciativa. O sapinho chegou a ‘usar’ nossa Kombi amarela para ‘dirigir’ entre as três praças”, conta.

Bobby B Frog até atendeu a um apelo da tradutora e ajudou a combater a epidemia de mosquitos que assola bairros como Alto dos Pinheiros, comendo alguns dos insetos.

O sapinho já passou por sete países, e o Brasil foi o primeiro na América do Sul. Após sua longa jornada literária, será publicado um livro mostrando todos os pontos pelos quais Bobby passou. E lá estarão as três praças de Alto dos Pinheiros.

Reconhecimento internacional

Esta foi a segunda vez em pouco tempo que o projeto Livros Livres ganhou reconhecimento internacional. Antes da visita do sapo Bobby, ela foi mencionada, em setembro, no site australiano Street Library, que incentiva a criação de pontos públicos e gratuitos para a troca de livros.

A entidade diz que sua missão é estimular a instalação desses espaços, pois eles estimulam a leitura e o convívio comunitário. Em seus quase dois anos de vida, o Livros Livres é certamente um exemplo desses resultados!