25 de fevereiro de 2022

Quedas de energia: SAAP vai se reunir com Enel para debater problema

Janeiro deste ano foi um mês especialmente chuvoso, é verdade. Mas as queixas por queda de energia elétrica no bairro não são algo novo. Muitos reclamam da frequência com que ficam sem eletricidade – e por vezes também da demora para o serviço ser restabelecido. A SAAP tem recebido diversas manifestações, e a Gazeta de Pinheiros publicou no início de fevereiro um compilado de declarações de moradores descontentes.

Em alguns casos, o problema acontece devido à queda de árvore ou de galhos grandes, mas grande parte das ocorrências é provocada apenas por chuvas e ventos. “Mesmo com chuvas amenas, falta energia residencial e os semáforos não funcionam. Um caos!”, lamentou um morador, segundo registro da Gazeta de Pinheiros. “Cada vez que chove, agora acaba a energia em toda a região”, comentou outro.

Diante desse cenário, a SAAP solicitou reunião com a concessionária Enel para tentar verificar como os problemas podem ser reduzidos. Também pediu que a empresa envie engenheiros até nosso bairro, para avaliarem a situação. Uma das hipóteses é que a região esteja demandando mais energia, em razão da construção de empreendimentos ou da reforma de residências, com inclusão de aparelhos que consomem mais eletricidade, como ar-condicionado e bombas de água. Outra hipótese é que os transformadores (ou a própria fiação) sejam velhos e precisem de reparo.

Nossa sugestão à Enel foi que a visita-piloto seja feita na rua Antônio de Gouveia Giudice, entre a avenida dos Semaneiros e a rua Banibás, onde várias casas passaram por reformas nos últimos dois anos. O técnico poderia verificar se há necessidade de manutenção ou troca dos transformadores. A fase seguinte seria o entorno do conjunto residencial 2001 BNH, na avenida Diógenes Ribeiro de Lima, onde vivem cerca de 10 mil pessoas, muitas delas idosas. Um diagnóstico preciso nessas primeiras etapas certamente agilizaria a avaliação de outros pontos do bairro.

Enquanto isso, é preciso que o maior número possível de moradores entre em contato com a Enel sempre que houver problema. Um número maior de queixas ajuda a mostrar para a empresa a gravidade do quadro.