10 de fevereiro de 2020

Veja dicas para combater os caramujos africanos que estão se espalhando por Alto dos Pinheiros

Rastejante, ele parece inofensivo carregando sua concha cônica de cor marrom e listras castanhas. Mas não se engane. Herbívoro, o caramujo africano pode ser um grande problema para quem tem jardins ou hortas. E eles estão aparecendo em grandes quantidades nas áreas verdes de Alto dos Pinheiros.

A bióloga Alessandra Suppa, da Vigilância Ambiental Lapa/Pinheiros, explica a proliferação da lesma: “Essa espécie foi trazida de outro país para servir de alimento, como escargot. Não deu certo e ela foi solta na natureza, mas, como não tem predador natural por aqui, multiplica-se rápido. Chegam a botar 200 ovos de uma vez”.

A Vigilância Ambiental já fez ações de contenção do caramujo, que é um molusco terrestre, em dois pontos: na praça das Corujas e na praça Morungaba, no Jardim Europa. Houve também notificações sobre o aparecimento em algumas escolas públicas da região.

Alessandra diz que, além dos danos em áreas verdes, o caramujo africano também pode carregar um parasita que causa meningite e perfurações no intestino. “Não se deve encostar no molusco. Tome cuidado principalmente com as crianças”, alerta.

Uma das maneiras de conter a proliferação é justamente pegar as lesmas, o que deve ser feito usando luvas. “As conchas precisam ser quebradas. Caso contrário, viram local para depósito de ovos de mosquito”, diz Alessandra.

Outros modos de combater o caramujo são incinerando o molusco ou jogando cal em cima dele. Essa última substância também pode ser usada para criar uma barreira em torno de hortas ou jardins.

A prefeitura lançou uma cartilha com mais informações sobre o caramujo africano e o que fazer para combatê-lo. Vamos juntos impedir a proliferação dessa praga em Alto dos Pinheiros!