29 de agosto de 2019

Pesquisa mostra que viver em locais com muitas árvores melhora saúde mental

Você já se sentiu relaxado ao entrar em contato com a natureza? Pois saiba que uma pesquisa publicada em julho na revista Public Health mostrou que há uma correlação direta entre áreas verdes e saúde mental. Mas não é qualquer tipo de ambiente que é capaz de promover impacto positivo. O estudo, conduzido por Thomas Astell-Burt e Xiaoqi Feng, da Universidade de Wollongong, na Austrália, constatou que a exposição a regiões apenas gramadas, por exemplo, não têm influência no estado psicológico das pessoas.

O que proporciona mesmo bem-estar é a exposição a locais com muitas árvores. A pesquisa mostrou que isso ocorre em regiões onde a cobertura arbórea corresponde a, pelo menos, 30% do espaço total. Por isso, recomenda priorizar a preservação e o plantio de árvores no meio urbano como forma de melhorar a saúde mental da população.

Nós, moradores de Alto dos Pinheiros, ainda que empiricamente, conhecemos bem esses benefícios. Vivemos no segundo bairro mais arborizado de São Paulo. Além dos ganhos financeiros trazidos por essa característica — já que o valor do metro quadrado é maior em regiões com mais árvores em ruas e praças —, temos o privilégio de desfrutar de uma paisagem que destoa do concreto predominante na cidade.

O estudo australiano só reforça a importância de cuidarmos, ainda com mais afinco, desse verdadeiro patrimônio verde do qual desfrutamos. Essa é uma missão que a SAAP assumiu há mais de 40 anos e que tem se materializado em uma série de ações de preservação do meio ambiente em nosso bairro.