24 de maio de 2018

SAAP volta a assumir vagas em conselhos do Villa-Lobos e do Portinari após ser a mais votada nas eleições deste ano

A SAAP retomou a titularidade nos conselhos dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari após ser a mais votada nas eleições deste ano. Uma mudança nas regras da disputa em 2017 havia provocado a saída da associação dos dois órgãos, algo inédito até então. Mas a situação foi revertida e os pleitos atuais ocorrem sob as normas anteriores à alteração.

Estavam em disputa nos conselhos quatro vagas titulares e quatro suplentes para associações de representação de interesses. O público votante era formado pelas organizações que se habilitaram a participar da eleição, e cada uma tinha direito a quatro votos. Tanto para o Villa-Lobos quanto para o Candido Portinari, a SAAP recebeu seis votos, ficando em primeiro lugar em ambos os casos.

Entenda o caso

As alterações nas eleições de 2017 vieram a partir da Resolução 49, do ex-secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, que deixou a pasta em agosto do mesmo ano, pouco mais de um mês depois de assinar o documento. Uma das principais mudanças trazidas pela resolução foi a redução, de quatro para um, no número de votos por associação.

Além disso, das quatro vagas destinadas à sociedade civil, uma foi reservada para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP) e outra para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Distrital Pinheiros, deixando em disputa apenas duas delas.

Outro ponto crítico foi a deficiência na divulgação, pela Secretaria do Meio Ambiente, das eleições ocorridas em 2017. Com isso, apenas três organizações participaram, incluindo a SAAP, que acabou ficando de fora – cada uma votou em si e o critério de desempate foi antiguidade.

“Com a chegada do novo secretário (Mauricio Brusadin), conseguimos que fossem chamadas outras eleições sob as regras de sempre. Também foi feita uma publicidade melhor e 12 associações participaram das eleições deste ano”, diz Maria Helena Bueno, presidente da SAAP.

A SAAP teve papel fundamental na criação do parque Villa-Lobos e do Candido Portinari. Com o retorno aos conselhos de ambos, a associação pretende fazer o que sempre fez: zelar pelo cuidado e pelo desenvolvimento desses dois espaços tão queridos não só por moradores de Alto dos Pinheiros, mas por todos que usufruem deles.