14 de março de 2018

Após mobilização de moradores, prefeitura regional bloqueia obra irregular em Alto dos Pinheiros

Quem estava na rua Pedralva na tarde da última segunda-feira flagrou uma movimentação atípica no local. Com grandes blocos de concreto, funcionários da Prefeitura de São Paulo bloquearam o acesso à construção de um edifício, em Alto dos Pinheiros — a suspeita é que o prédio, com 18 pequenas suítes, funcionaria como estabelecimento de hospedagem. Era o mais novo capítulo de uma história controversa, que tem como enredo a luta de moradores para manter o caráter residencial do lugar.

Em abril do ano passado, a SAAP foi alertada sobre a obra por Rodrigo Izecson e Eduardo Sampaio, que moram na Pedralva. Os dois  levaram a questão ao poder público, e a associação ajudou com a divulgação do caso e a cobrança junto à Prefeitura Regional de Pinheiros. Após vistoria, a construção foi embargada.

O problema parecia resolvido quando, há duas semanas, moradores perceberam que os trabalhos tinham sido retomados. Imediatamente, eles se articularam nas redes sociais para cobrar uma posição do prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, também procurado pela SAAP.

Com a mobilização, o assunto foi noticiado pela Rádio CBN. Diante da repercussão, no final da mesma segunda-feira, a prefeitura colocou blocos de concreto para bloquear o acesso à obra.

A rua Pedralva já foi considerada área de zoneamento misto, o que permitia a existência estabelecimentos de hospedagem no local. Mas a Nova Lei de Zoneamento, em vigor desde 22 de março de 2016, transformou a região em área estritamente residencial. Como o alvará de construção do edifício foi emitido em 6 de abril do mesmo ano — quando a nova legislação já estava valendo —, o empreendimento foi considerado irregular.

Na matéria da CBN, o prefeito regional disse que entrará na Justiça para pedir a demolição da obra, pois entende que é impossível adequá-la ao que determina a lei.

Nós, da SAAP, acompanharemos com atenção os próximos capítulos dessa “novela” que se desenrola no nosso bairro. Não podemos deixar de destacar a atuação dos moradores do entorno, que, graças a uma notável capacidade de mobilização, tornaram-se protagonistas dessa história.