3 de agosto de 2023

Evento com carros desrespeita zoneamento na Província de Saitama

Digamos que você adore automóveis e trabalhe com isso. Se quisesse, por acaso poderia abrir uma loja de carros na rua Murupi, um dos lados da praça Província de Saitnama? Não: é um trecho exclusivamente residencial. E poderia abrir um showroom de veículos na rua Cardeal Cagliori, outra que ladeia a Província de Saitama? Também não: é uma via exclusivamente residencial. E um museu do automóvel na rua Madre Mazarello, outra que ladeia a mesma praça? Não: é um trecho estritamente residencial. E, pela mesma razão, você não poderia ter uma oficina mecânica na rua Oquirá, que fecha o quadrilátero ao redor da praça.

No entanto, todo domingo, de manhã até a tarde, dezenas – às vezes mais de uma centena – de motoristas se sentem no direito de estacionar ao redor da Província de Saitama e exibir seus carros, suas caminhonetes, suas motos, suas vans – até caminhão às vezes aparece por lá. Alguns insistem em fazer um barulhão para ostentar o motor em funcionamento, o aparelho de som ou a buzina esganiçada (vintage, mas esganiçada).

O evento começou a ganhar corpo aos poucos. Anos atrás, era pequeno e se restringia a modelos Karmann Ghia. Esse saiu de lá e, gradualmente, outros veículos começaram a ocupar o espaço. Em geral, são carros da década de 1980 para cá, alguns apenas expostos (como se a rua fosse um showroom a céu aberto), outros com cartazes de venda. Desde o início deste ano o movimento aumentou bastante.

Os moradores do entorno, claro, sentem-se extremamente incomodados. Já recorreram à CET, à Secretaria de Mobilidade e Trânsito, à Subprefeitura, à Polícia… Sem resultados significativos. O máximo que aconteceu foi a CET multar alguns veículos parados em frente de garagens.

Agora com apoio da SAAP, os moradores se reuniram nesta semana com a CET, que ouviu as queixas e ficou de verificar o que pode ser feito. Também serão enviados ofícios para os órgãos responsáveis – a própria CET, a Subprefeitura, a Polícia Civil…

É lamentável termos de lembrar (inclusive junto aos órgãos competentes) que zonas exclusivamente residenciais são… exclusivamente residenciais. A SAAP não se opõe a eventos esporádicos, em especial se não gerarem ruído excessivo. Mas não faz sentido um mesmo evento, todo domingo, juntar centenas de pessoas, tomar quase todas as vagas de estacionamento nas ruas e atrapalhar o descanso dos moradores numa área exclusivamente residencial.