14 de dezembro de 2021

Bairro já coleta mais de 50 litros de óleo de cozinha usado; veja como aderir à campanha

Dominik Schraudolf/Pixabay

A campanha da SAAP para coleta de óleo de cozinha usado já recolheu mais de 50 litros – marca necessária para que o material seja vendido para empresas que dão destinação correta. O dinheiro será revertido na compra de mais de 30 litros de produtos de limpeza, doados ao Abrigo Reviver, que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Fruto de uma parceria entre a SAAP e a Valora – startup de reciclagem que participa do programa Empresa Amiga do Bairro –, a iniciativa começou em julho. Desde então, foram feitas 40 coletas em 20 domicílios, resultando em exatos 53 litros.

O serviço é mensal (o material é recolhido toda primeira terça-feira do mês) e exclusivo a associados da SAAP. Em outubro, quem agendou coleta ganhou uma orquídea de presente, por meio de uma parceria nossa com o projeto OHquidea. Em janeiro, excepcionalmente, o material será recolhido na segunda terça-feira (dia 11). Para participar, basta escrever para saap@saap.org.br.

“Não é só uma campanha de coleta. É também de conscientização geral sobre a importância do encaminhamento correto do óleo, sobre os males que o descarte incorreto pode causar”, afirma a diretora da Sustentabilidade da SAAP, Carine Clever Galvão.

Por que é importante fazer o descarte correto

O óleo usado na cozinha (em frituras, por exemplo) pode provocar vários problemas se simplesmente for despejado na pia. Ao descer pelo encanamento, fixa-se nas paredes dos canos – e o acúmulo gera blocos sólidos, capazes de provocar entupimento. O que não se prende vai para a rede de esgoto e, se não for tratado, contamina rios e represas. A estimativa da Sabesp é que 1 litro de óleo possa poluir 25 mil litros de água.

O que é feito com o óleo que recolhemos

Os associados devem esperar o óleo esfriar na panela e, depois, colocá-lo com um funil em garrafas PET, armazenando-as com tampa fechada. A SAAP passa nas casas recolhendo o material e entrega-o à Valora, que o encaminha para a empresa Preserva, onde o óleo é separado dos resíduos sólidos. Estes são vendidos para indústrias como a de ração animal. O óleo é purificado, resultando num insumo aproveitável por fabricantes de sabão e biodiesel.