29 de maio de 2020

Em conversa com a SAAP, o vereador Caio Miranda defende isenção de IPTU para comércio durante pandemia e fala sobre reabertura da cidade

Os efeitos da pandemia de coronavírus foram o principal tema da conversa que membros da SAAP tiveram com o vereador Caio Miranda (DEM). O parlamentar defendeu a não cobrança de impostos de negócios que estão de portas fechadas. Criticou ainda a prefeitura de São Paulo por não distribuir testes para o Covid 19, medida que, para ele, é fundamental para que a cidade saia do isolamento.

“A prefeitura ainda não se manifestou sobre IPTU e TPU (termo de permissão de uso, cobrado pela utilização de espaços públicos como calçadas). Não faz sentido cobrar isso de estabelecimentos que estão fechados”, disse Miranda, que foi o quarto parlamentar a participar da série de conversas que a SAAP está fazendo com vereadores de São Paulo.

Ainda falando sobre o impacto da pandemia nas empresas, ele também defendeu que o governo estadual deveria socorrer os pequenos e médios negócios.

Sobre o relaxamento do isolamento social na cidade, Miranda disse que não há uma unidade na Câmara dos Vereadores sobre o assunto. “Tem vereador só interessado em abrir o comércio na sua base eleitoral, como se estivesse numa bolha.”

Ele afirmou que uma ideia seria adotar uma política distrital para fechamentos e aberturas. “Onde começar a ter problemas, adota-se o isolamento”, sugeriu, mas fazendo uma ponderação: “Para isso, seria preciso testar muita gente, mas há uma falta injustificável de testes. Assim, fica-se no escuro e todo mundo é prejudicado”.