1 de outubro de 2018

‘Relatos de moradores mostram que história da SAAP é de comprometimento e luta’

Leia abaixo o discurso da presidente da SAAP, Maria Helena Osório Bueno, no lançamento do livro “Alto dos Pinheiros – história e histórias”, em 26 de setembro

*******

Amigos, parentes, autoridades, associados, moradores, diretoria do clube e todos os envolvidos na elaboração deste livro:

Boa noite, e obrigada pela presença.

Minha história com lançamento de livro da SAAP já está na sua terceira edição de evento. Em 1999, ajudei a Bia Bracher, nossa associada, a elaborar a cartilha da SAAP, cujos desenhos feitos pelo artista, seu amigo, Rodrigo Andrade despertaram a admiração das moças da Naru Design, e por isso também estão presentes no livro dos 40 anos.

Há três anos, lançamos  aqui no clube o livreto “Alto dos Pinheiros, Uma Leitura do Nosso Bairro”, que virou o presente oficial da SAAP por ser uma compilação de todos os equipamentos e dados sobre o bairro. E hoje lançamos o livro comemorativo dos 40 anos da SAAP: “Alto dos Pinheiros história e histórias”.

Para que esse livro saísse a contento após dois anos de trabalho, a SAAP contou com a colaboração inestimável de nossa vice-presidente, Marcia Woods, e da presidente do Conselho, Ignez Barretto. Sem elas, o livro não sairia da ideia. Meu agradecimento em nome de toda a diretoria e do conselho.

Agradecemos também o trabalho maravilhoso da Luciana Sugino e da Isabela Berger, da Naru Design, que são as responsáveis pelo projeto gráfico e design do livro.

Ao Frederico Carvalho, da Prima Pagina, que pesquisou, entrevistou e escreveu o texto do livro. Ao Ricardo Meirelles e sua equipe, pela coordenação do trabalho. Nossa admiração e agradecimento por essa leitura deliciosa que ficará para sempre como testemunho das ações dos desbravadores do bairro e dos seus desdobramentos.

Agradecemos ao artista Rodrigo Andrade, por nos ceder mais uma vez as imagens e inclusive fazer especialmente o desenho da capa.

Agradecemos ao fotógrafo Lau Polinesio pelas fotos do livro, e também todas as outras pessoas que tiraram fotos do bairro e nos cederam as imagens.

A todos os moradores que deram entrevista e colaboraram com suas histórias e fotos.

Agradecemos aos patrocinadores do livro – tanto as pessoas físicas como as jurídicas. Sem eles, não seria possível realizarmos mais este empreendimento. Por serem muitos, fica aqui nosso muito obrigada a todos.

Agradecemos a presença do prof. Tacla, da prof. Maria Alice, e da sra. Maria do Carmo Bittencourt, viúva do nosso 1º presidente, que em 13 de dezembro de 1977 fundaram, juntamente com outros moradores, a SAAP. Seus relatos e histórias da época nos fazem ver que toda a história da SAAP é de comprometimento, luta, desafios e coragem de manter este nosso querido bairro Alto dos Pinheiros unido, lindo, arborizado, tranquilo e resistente.

Estamos aqui hoje para comemorar estes quase 41 anos dessa associação tão atuante e respeitada, que vem se mantendo por causa da fidelidade de muitos moradores, que são nossos associados há muitos e muitos anos, e também aos novos moradores que se associaram e possibilitam que o nosso trabalho seja feito a contento pelos nossos inestimáveis voluntários.

Fica aqui a mensagem para todos os moradores não associados: associe-se para que possamos fazer cada vez melhor nosso trabalho de manutenção desse oásis dentro de São Paulo.

Parabéns a todos e obrigada