15 de fevereiro de 2023
Carnaval: veja dicas de segurança para Alto dos Pinheiros

Represados durante dois anos em razão da pandemia de covid-19, os blocos de Carnaval devem ganhar novo vigor neste ano. A Prefeitura autorizou ao menos 512 grupos a desfilarem pela cidade entre 11 e 26 de fevereiro. Só na região da Subprefeitura de Pinheiros são 73, incluindo pré-Carnaval (11 e 12 de fevereiro), sábado a terça de Carnaval e o fim de semana seguinte.
A julgar pelo que ocorreu nos últimos anos, os moradores de Alto dos Pinheiros sentem mais os efeitos indiretos da folia. O movimento aumenta nas franjas do bairro, sobretudo nas áreas mais próximas a Pinheiros e à Vila Madalena. O fluxo de pessoas em direção a algumas praças do bairro (como a Pôr do Sol) por vezes se acentua. E, nos dias de desfiles, sair e entrar pode ficar mais complicado, em razão da interdição de ruas, avenidas e ciclovias. A avenida Brigadeiro Faria Lima, por exemplo, será palco de vários blocos.
Para prevenir-se contra problemas no trânsito, o ideal é ficar de olho nas redes sociais da CET. Para prevenir-se contra problemas de segurança, fique atento às recomendações da Polícia Militar:
- Proteja sua casa: antes de sair, certifique-se de que todas as janelas e portas estão fechadas e trancadas. Se tiver câmeras de segurança, olhe as imagens logo antes de abrir o portão, para verificar se há alguma movimentação suspeita na rua ou na calçada. Não deixe de ligar os alarmes.
- Se sua rua faz parte do programa Vigilância Solidária, troque informações com seus vizinhos, comunique-os sobre situações atípicas ou suspeitas. Se for viajar, avise ao menos os vizinhos de muro, para que ajudem a monitorar sua casa e, se preciso, chamem a polícia
- Dirija com cuidado redobrado. As ruas das imediações podem estar com mais gente, algumas delas embriagadas.
- Se for andar a pé, evite usar objetos de valor ou mantenha-os próximos a seu corpo.
Veja também
14 de maio de 2010
Flamboyant
22 de maio de 2013
Manual Técnico de Arborização Urbana
15 de julho de 2016
Posição da SAAP sobre as manifestações que vêm ocorrendo em Alto dos Pinheiros
1 de setembro de 2016
Um ano após ser criado, parque Pôr do Sol terá eleição para conselho gestor
18 de abril de 2014