27 de agosto de 2018

Em Alto dos Pinheiros, câmeras privadas ajudam polícia a desvendar crimes

Quando se fala em câmeras de vigilância privadas, o primeiro pensamento é o quanto são importantes para garantir a segurança de comércios, residências e de seus moradores. Mas não raras vezes, esses equipamentos funcionam como verdadeiros aliados da polícia. Recentemente, ocorreram dois casos em Alto dos Pinheiros que ilustram bem isso.

Em um deles, após ter a casa furtada, a vítima forneceu imagens das câmeras instaladas no imóvel ao 14º Distrito Policial – Pinheiros, que graças à preciosa ajuda, identificou o veículo usado pelos criminosos. Daí em diante, foi um pulo até a prisão dos autores.

Já o outro caso, infelizmente, não teve um desfecho positivo, mas as câmeras particulares também foram fundamentais para sua resolução. Trata-se do sequestro e assassinato da policial militar Juliane dos Santos Duarte, ocorrido no começo de agosto.

O morador de uma casa nas redondezas da praça Panamericana desconfiou de uma moto que ficou estacionada em sua rua por 24 horas. Então, ligou para a polícia, que confirmou ser o veículo da policial e, com a ajuda de câmeras da região, obteve imagens de um dos suspeitos do crime.

Com resultados distintos, os dois episódios demonstraram a necessidade de haver uma parceria entre comunidade e forças de segurança. Nós, da SAAP, entendemos que esse tipo de integração ajuda a manter nosso bairro mais seguro.