3 de agosto de 2020

Novo responsável pelo policiamento em Alto dos Pinheiros ressalta importância da participação da sociedade para a segurança pública

Os policiais militares responsáveis por Alto dos Pinheiros estão sob as ordens de um novo líder. Desde 10 de junho, o Capitão Pettinato é o comandante da 1ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, responsável pelo policiamento do nosso bairro, entre outros. Em SAAP, ele falou sobre a importância do envolvimento da comunidade com a segurança pública, ressaltou que a criminalidade em Alto dos Pinheiros estava controlada e falou sobre a importância de reforma o espaço em que ele e sua equipe trabalham.

Mais olhos

O Capitão Pettinato destacou a importância de iniciativas que incentivam a participação de moradores na segurança pública, como os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e o programa Vigilância Solidária.

“Quanto mais pessoas estiverem presentes nesses projetos, melhor. São mais olhos para ajudar a polícia em seu trabalho”, disse o Capitão.

Ele ainda mencionou que o Vigilância Solidária, que incentiva a união de grupos de vizinhos para cuidarem de determinadas porções de ruas e bairros, tem um importante papel de “estimular o pertencimento social, aumentando ainda mais a percepção de segurança”.

Sensação x realidade

O Capitão Pettinato afirmou que moradores têm mostrado grande preocupação com furtos e roubos a residências em Alto dos Pinheiros. Ele, no entanto, ressaltou que “esses dois crimes estão extremamente controlados” em nosso bairro, e acrescentou que, muitas vezes, “a sensação não é a mesma coisa que a realidade”.

E, de fato, números recém-lançados sobre criminalidade no segundo semestre de 2020, dentro da área sob comando do Capitão, mostram uma queda de 36% em furtos e roubos em relação a 2019.

Pode-se argumentar que a queda tenha a ver com reflexos da pandemia, mas o mesmo período do ano passado já havia experimentado uma diminuição de 25% em relação a 2018, o que indica uma tendência de diminuição.

Reformas

Mesmo empolgado com o trabalho que se inicia, o Capitão Pettinato encontrou tempo para falar sobre problemas nas instalações da base onde trabalha e na qual fica sua tropa. O local apresenta alguns ambientes em degradação, incluindo o vestiário dos policiais.

Isso, segundo o Capitão, afeta a “moral da tropa” e, até por isso, uma de seus objetivos é justamente melhorar o ambiente de trabalho. A  mudança já começou com a pintura da parte externa da base, que fica na avenida Professor Fonseca Rodrigues, dentro do Parque Villa-Lobos.

O Capitão Pettinato encerrou a entrevista agradecendo a recepção que a SAAP lhe deu. E nós reiteramos a confiança no trabalho do novo comandante do policiamento militar de Alto dos Pinheiros, e nos dispomos a ajudá-lo no que for necessário em prol da segurança de Alto dos Pinheiros.