31 de janeiro de 2022

Parceria vai, enfim, acelerar credenciamento de vigias no bairro

A estimativa da SAAP é de que existam, em Alto dos Pinheiros, cerca de 200 guaritas de segurança, onde trabalham aproximadamente 500 vigias. Considerando bairros da vizinhos da região de Pinheiros, esse número aumenta ainda mais. Mas sabemos pouco mais do que isso. Embora há quase 20 anos uma lei estadual determine que os serviços de vigilância tenham cadastro junto à Polícia Civil, a norma não é respeitada. Apenas 18 profissionais da área do 14º DP, que abrange nosso bairro, estão registrados.

Mas a situação vai começar a mudar, graças a uma parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Pinheiros, três associações de moradores – a SAAP, a Sociedade Amigos de Vila Madalena (Savima) e a Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava (SAB) –, o 14º Distrito Policial e a 1ª Companhia do 23º Batalhão da PM.

A sociedade civil, por meio das associações e do Conseg, fez um mapeamento prévio das guaritas, ajudará no encaminhamento da documentação necessária e distribuirá as credenciais. A PM já está intimando vigias a comparecerem à delegacia. E a Polícia Civil vai avaliar o material, o histórico dos profissionais (se têm antecedentes criminais) e emitirá as credenciais.

A SAAP entende que o cadastramento dos vigias beneficia a todos os envolvidos. Aos vigias, porque evidencia a seriedade do profissional e dá credibilidade junto aos residentes. Aos moradores, porque passam a ter certeza de que contam com vigias idôneos e que estão integrados ao sistema de segurança pública. E à polícia, porque faz um filtro dos vigilantes e mantém o registro deles para eventual necessidade.

Por isso, converse com o vigia da sua rua e incentive-o a fazer o credenciamento – é uma segurança para todos. O processo começa em 31 de janeiro de 2022, pela região mais a leste do bairro (entre av. Pedroso de Morais, rua Natingui e rua Morás) em fase de teste, para verificar se o processo pode ser aperfeiçoado de algum modo.