30 de agosto de 2023

Polícia age mais, mas furtos sobem e roubos batem recorde na região

A polícia está prendendo mais pessoas, abrindo mais investigações e apreendendo mais armas de fogo na nossa região – mas, mesmo assim, os roubos e furtos estão aumentando, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O número de roubos (portanto, casos que envolvem armas ou violência) é o maior da série histórica disponibilizada pelo governo do estado.

De janeiro a julho, foram registrados 1.965 roubos na área do 14º Distrito de Polícia de São Paulo, que abrange Alto dos Pinheiros. É um número recorde para o período, e representa o terceiro aumento seguido, segundo as estatísticas oficiais. Os furtos (quando um objeto é subtraído sem emprego de violência) somaram 5.534 casos, o maior patamar desde o início da pandemia de coronavírus.

Em comparação aos primeiros sete meses de 2022, a alta foi de 6% (furtos) e 49% (roubos) na área do 14º DP. Os dados da Secretaria de Segurança Pública compilam informações da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Técnico-Científica.

A tendência não é exclusiva da nossa região. Outros locais no estado estão passando por movimento semelhante, de alta na quantidade de roubos e furtos. Em nota enviada ao jornal “Folha de S.Paulo”, a secretaria afirma que vai reorientar e intensificar as atividades de policiamento.

Os indicadores sugerem que a ação policial de fato está sendo mais intensa na área do 14º Distrito Policial. Em comparação ao período de janeiro a julho de 2022, a apreensão de armas de fogo cresceu 67% (de 36 para 60), os flagrantes, 14% (de 301 para 343), as prisões em flagrantes, 14% (de 370 para 423) e a instauração de inquéritos, 85% (de 554 para 1.023).

O fato, porém, é que não tem sido suficiente. Um delegado não identificado disse à Folha que seria necessário aumentar o efetivo da Polícia Civil para investigar quadrilhas especializadas em atacar motoristas e pedestres.

Nós, moradores, também podemos fazer nossa parte. A SAAP defende há muito tempo a necessidade de formar grupos para troca de informações, por meio do programa Vizinhança Solidária. Ele ajuda a diminuir justamente essas ocorrências ligadas a furtos e roubos.

Veja o passo a passo para implantar o Vizinhança Solidária em sua rua.