20 de outubro de 2013

Abaixo-assinado pede volta de linha de ônibus na região

Gazeta de Pinheiros, 18/10/2013, por Diego Gouvêa

Documento conta mais de 960 nomes; SPTrans já extinguiu 54 ramais de ônibus neste ano

Para moradores, linha era o principal meio de ligação entre o Terminal Vila Madalena e a Cidade Universitária / GoogleMaps
Para moradores, linha era o principal meio de ligação entre o Terminal Vila Madalena e a Cidade Universitária / GoogleMaps
 

Moradores da região querem a volta da Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno, extinta pela SPTrans no final de setembro. A medida gerou um abaixo-assinado com mais de 960 nomes e pode prejudicar também trabalhadores, universitários e alunos de escolas em Pinheiros.No documento encaminhado à empresa municipal, a linha de ônibus era considerada o principal meio de ligação entre as estações Vila Madalena do Metrô e Cidade Universitária da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com escolas públicas e particulares no percurso. O manifesto foi entregue na sede da SPTrans no último dia 10.

De acordo com o abaixo-assinado, o ramal se tornou mais importante ao longo do tempo após o fim da Ponte Orca, serviço gratuito de vans disponibilizado pelo governo do Estado até 2011. A operação foi encerrada após a entrega da Estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela, que integrou os ramais do Metrô e da CPTM na região.

Desde janeiro, 54 linhas deixaram de operar em São Paulo / Grupo 1 de Jornais

Desde janeiro, 54 linhas deixaram de operar em São Paulo / Grupo 1 de Jornais

 

 
SPTrans respondeProcurada pela Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais para justificar a mudança, a SPTrans informou que “estuda a melhor forma de atender os usuários da região” e que “a linha foi seccionada visando diminuir a sobreposição de serviços e dar mais fluidez ao sistema de transportes na zona oeste”.

A empresa também afirma que “a ligação entre os bairros da Vila Madalena e do Rio Pequeno foi mantida com integração gratuita, por meio do benefício do Bilhete Único, no Terminal Lapa”.

Já em seu site, a SPTrans diz que a Linha 7725/10 Metrô Vila Madalena – Rio Pequeno foi unificada à Linha 7702/10 USP – Terminal Lapa, rebatizada como 7725/10 Rio Pequeno – Term. Lapa.

Contestações

Os moradores rebatem as argumentações da mudança. “As linha não se sobrepunham a partir da Praça Pan-Americana. Ao contrário, uma seguia para a Lapa e a outra para o Metrô Vila Madalena, dois destinos diversos”, consta no documento.

Sobre a melhora na fluidez dos ônibus alegada pela SPTrans, o manifesto diz que “nunca houve problema com a fluidez nos ônibus da região, simplesmente porque todos os ônibus têm intervalos que variam de 40 minutos a 1h30, e o que aumenta a fluidez dos ônibus não é a eliminação deles, mas a limitação dos carros particulares”.

O encerramento das atividades da Linha 7725/10 não foi o único na cidade. Segundo a SPTrans, 54 ramais de ônibus deixaram de operar entre janeiro e o dia 10 de outubro para racionalização e reorganização do sistema de transporte municipal. Além de cancelamentos, também foram realizadas implantações, unificações e alterações de itinerário.

Confira o conteúdo do abaixo-assiando e a resposta da SPTrans.