8 de novembro de 2013

Conseg-PI: relato da reunião de novembro de 2013

Conseg-PI, 8/11/2013

Principais tópicos discutidos

Homenagem a Cecilia Maria de A. Pereira, funcionária da Subprefeitura de Pinheiros, que trabalhou anos com o Conseg e vai se aposentar. Prestaram homenagem Maria Helena Bueno, da SAAP, e Silvia Padin, da SAB.

Polícia Civil, 14º DP, Delegado Gilmar Contreras

– importância das pessoas saberem como acessar polícia civil para que os serviços funcionem adequadamente.
– O 14o. DP, no horário noturno, feriados e finais de semana atendem os flagrantes feitos nas regiões do 15o. e 51o DP.
– Durante o fim de semana, é melhor fazer identificações de suspeito no 91º. Ceagesp, Av. Dr. Gastão Vidigal, 307, que tem o Sistema Phoenix (para reconhecimento de criminosos)
– pergunta de um cidadão: para onde vai o dinheiro arrecadado com o pagamento da fiança? Resposta: o pagamento é depositado numa conta e da polícia e serve para arcar com os custos do processo. Caso a pessoa seja absolvida, ela tem o direito a recuperar o valor. Caso seja condenada, o dinheiro é assimilado pelo poder público.

Polícia Militar, 1ª Cia do 23º BPM, Capitão Silva Jr.

– Polícia Militar está oferecendo curso de Conscientização no Trânsito
– redução de furtos e roubos no mês de outubro e nenhum latrocínio
– a SAB (Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava) mediou curso de aperfeiçoamento tiro ao alvo para 15 policiais do batalhão, motivo pelo qual recebeu agradecimento público
– Proerd (Programa de Erradicação das Drogas) – A soldado Renata explicou que o curso é dado por policiais qualificados em escolas públicas e particulares, no ensino médio, e tem duração de seis meses. O curso acontece em todo o território do Estado de São Paulo e tem tido muito bons resultados e avaliações por parte de todos os participantes. Os participantes de escolas do bairro de Pinheiros (Emef Victor Oliva, Santa Clara, Novo Horizonte/Uirapuru, Aprendendo a Aprender) participarão de formatura no SESC-Pinheiros em 11 de dezembro.
– O PROERD aceita trabalho voluntário e agradece doações para a festa. Caso queira doar ou se voluntariar, escreva para: 23bpm1cia@policiamilitar.sp.gov.br

Guarda Civil Metropolitana

– Inspetor Gilberto está assumindo inspetoria no lugar da Inspetora Lawrence na regional de Pinheiros.
– dispõe de Casa de Mediação para apoiar resolução de conflitos nas escolas.

Subprefeitura de Pinheiros

– recuperação de nove pontes na Praça das Corujas e sobre as dificuldades para implantar a praça da Mateus Grou num terreno da prefeitura.
– especificidades do recolhimento do lixo, responsabilidades e características. A multa para quem deixar lixo no lugar e na hora errada é de 3 mil reais.

Segurança no entorno de escolas

– projeto educacional piloto de segurança na rua, reunindo Conseg, CADES e CET, com base na Lei de Segurança Escolar, cuja proposta é educar adolescentes para andar na rua com segurança. Deve ser experimentado no entorno das escolas Vera Cruz, EMEF Olavo Pezzotti , EMEI Victor Oliva.

Assuntos gerais

– Piscinão: moradores querem saber quando vai começar obra da segunda parte do piscinão da Vila Madalena. Subprefeitura não soube responder.
– Festas na Vila Madalena: um dos produtores esteve na reunião para buscar o diálogo com os moradores.