22 de outubro de 2015

Por transparência, SAAP terá auditoria externa para revisar suas contas

Como em toda associação, a responsabilidade maior da SAAP é com seus associados. E a instituição deu um passo fundamental para se tornar mais transparente àqueles que já fazem parte dela e àqueles que querem fazer: a partir deste ano, as contas e o balanço patrimonial da entidade serão periodicamente auditados.

A empresa que ficará a cargo da tarefa é a Audisa Auditores Associados, que desde setembro está revisando nossas contas: extratos bancários, notas emitidas, valores recebidos e contas a pagar. “A auditoria traz uma ideia de maior responsabilidade e seriedade em relação ao trabalho que fazemos”, afirma o primeiro-tesoureiro da SAAP, Carlos Alberto Pontes Pinto e Silva.

O processo também busca tornar a instituição mais atraente para doadores. A SAAP conseguiu, em julho, o título de utilidade pública federal, atribuído pelo Ministério da Justiça. A chancela permite captar recursos com dedução no Imposto de Renda de quem doa.

“Com a auditoria, potenciais doadores sentem-se mais seguros para nos doar recursos, pois sabem que temos nossas contas em ordem”, comenta Pontes.

A análise das contas gera um relatório com recomendações de procedimentos e eventuais irregularidades. Já a auditoria do balanço patrimonial, no fim do ano, dá origem ao “parecer dos auditores”, que será apresentado junto com o balanço na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da SAAP, em março, para a aprovação dos associados.