24 de setembro de 2013

Poda de árvores é serviço essencial em ambiente urbano

G1 São Paulo, 19/09/2013

A poda é um serviço essencial para que as árvores possam se desenvolver no ambiente urbano. Mas o trabalho de cortar as árvores sadias, ainda que seja uma necessidade, nem sempre é bem visto pelos amigos do verde.

Em uma rua do Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, profissionais da Prefeitura faziam uma poda de manutenção em três árvores da via. Em duas delas, tipuanas de grande porte, o trabalho era mais complicado. Para podar alguns dos galhos mais altos, era necessário fazer acrobacias e enfrentar algumas dificuldades. Segundo um dos profissionais, o trabalho em cima das árvores é como um esporte, às vezes repleto de adrenalina.

De acordo com a engenheira agrônoma da Prefeitura Rosa Maria Castro Menegali, se a poda for bem feita, não é necessário aplicar substâncias protetoras ou cicatrizantes. Basta podar na altura certa, fazer o corte regular e tomar alguns cuidados com o ângulo. “É um ângulo lateral, assim, em que a água da chuva vai escorrer e não vai penetrar na madeira.”

Além disso, muitos cidadãos têm uma visão negativa do trabalho de poda. No caso das tipuanas, a seiva vermelha que escorre após o corte pode chocar as pessoas. “Algum sofrimento existe. Na verdade, árvores não são feitas para sofrer processos de poda, mas as árvores em meio urbano devem ser podadas”, disse Maria.

Em alguns locais, o serviço ainda pode ficar incompleto, devido à presença de cabos de alta tensão. Nesse caso, a equipe deve voltar com o apoio de profissionais da Eletropaulo. O serviço de poda de árvores pode ser solicitada pelo telefone 156 ou diretamente na subprefeitura da região.

Ver aqui como solicitar serviços na Subprefeitura.

Veja aqui o Manual Técnico de Poda de Árvores da SVMA.

Veja aqui o Manual Técnico de Arborização Urbana da SVMA.