23 de junho de 2016

Pressão faz com que prefeitura retome a limpeza do parque Pôr do Sol

Quando, em agosto de 2015, um decreto municipal transformou em parque a praça Pôr do Sol, em Alto dos Pinheiros, parecia que muitos dos problemas da área estavam perto de uma resolução. Mais do que uma mudança de status, a norma significou que o local, antes sob responsabilidade da Subprefeitura de Pinheiros, passaria a ser administrado pela Secretaria Municipal do Verde (SVMA), garantindo um orçamento próprio, a criação de um conselho de gestão e mais segurança, entre outras coisas. Na prática, o resultado não foi o esperado. Sem recursos para se bancar, o parque ficou meses sem limpeza, que só retornou no começo de junho, após pressão da imprensa e da sociedade civil.

Num período de apenas três dias, a SAAP e alguns meios de comunicação fizeram uma mobilização que surtiu efeito. Na segunda-feira, 6 de junho, a associação, a Avisol –entidade que reúne moradores do entorno do parque-, dois membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), um representante da sociedade civil e um representante da subprefeitura de Pinheiros estiveram com a SVMA na primeira reunião do grupo pró-conselho gestor -órgão que auxilia na administração do parque- e discutiram as reclamações dos frequentadores do espaço sobre a falta de manutenção.

Na terça-feira, 7, foi a vez de o jornalista Marcel Naves chamar a atenção para o problema em um post no seu blog no site do jornal O Estado de S. Paulo. Em 8 de junho, a rádio CBN veiculou uma matéria sobre Alto dos Pinheiros, na qual também tratou do tema. Na mesma tarde, uma equipe da secretaria finalmente apareceu para fazer a limpeza do espaço.

Procurada pelo blog, a SVMA negou que a coleta de resíduos tenha parado em algum momento: “Desde que o parque veio para a SVMA, equipes de manutenção têm feito regularmente o trabalho de poda e retirada de lixo do local”.

Mas a informação contrasta tanto com o que os moradores têm presenciado quanto com aquilo que foi informado pela Subprefeitura de Pinheiros, anteriormente responsável pela área. “[A limpeza] não é mais de nossa responsabilidade e foi realizada pela Subprefeitura apenas ao redor. A Secretaria do Verde está com problemas em solicitar uma empresa para a zeladoria do local”, disse a Subprefeitura.

A SAAP criou um blog sobre o parque para ajudar as pessoas a acompanharem o que está acontecendo no espaço. Nele, há várias fotos em diferentes datas mostrando a situação precária de manutenção e o acúmulo de lixo.

De qualquer maneira, foi uma vitória dos moradores do entorno e dos frequentadores da praça que a manutenção tenha sido retomada.

É fundamental destacar, porém, que o lixo acumulado nos últimos meses só estava ali porque as pessoas o descartaram de maneira irregular, e que a retomada da limpeza não resolve definitivamente o problema com resíduos na área. Cabe a todos a responsabilidade de tornar o parque Pôr do Sol um lugar de convívio social exemplar.