10 de abril de 2014

PROTOTYPE: Festival de Sustentabilidade na Arte

PROTOTYPE, abril de 2014

Trocar, compartilhar, experimentar. Esta é a proposta do PROTOTYPE – Festival de Sustentabilidade na Arte, iniciativa do Goethe-Institut e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil, que procura, através de manifestações artísticas inusitadas e surpreendentes, incorporar a sustentabilidade no nosso cotidiano. O Festival,  acontece nos dias 12 e 13 de abril, sábado e domingo, das 11h às 18h na Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros), em São Paulo.  

Atividades com coletivos e movimentos urbanos oGangorraRios e RuasHorta das corujas, Bike Party e A batata precisa de você também marcam o FestivalCada coletivo irá propor atividades e intervenções que relacionam sustentabilidade e arte.

Expedição e quebra-cabeça hidrográfico

(Vai começar com um bate-papo na Horta)

A ligação entre os Hortelões Urbanos e Rios e Ruas é tão direta quanto a ligação entre horticultura e água. Não só no que se refere às relações entre rios, cultivos e ambiente urbano, mas também no que se refere à utilização do espaço público na cidade. Vamos realizar uma expedição entre a Horta das Corujas e a Praça Vitor Civita, seguindo o curso do Riacho das Corujas, que corre aberto junto a horta e por algumas centenas de metros além, para ser novamente soterrado sob ruas e construções até chegar a sua foz no Rio Pinheiros. Ao chegar na Praça Victor Civita vamos realizar um exercício lúdico, com um mapa quebra-cabeça gigante, onde poderemos visualizar a incrível rede hidrográfica invisível da nossa cidade.

A iniciativa Rios e Ruas promove o reconhecimento e a exploração das cidades redescobrindo os rios e riachos de São Paulo soterrados por ruas e construções. A iniciativa realiza expedições e oficinas contribuindo para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano e uma nova convivência com a natureza nas cidades. rioseruas.com

Rios e ruas
sábado 12 de abril de 2014
10h expedição da Horta das Corujas à Praça Victor Civita
13h jogo quebra-cabeça hidrográfica
Praça Victor Civita

AlgunsexemplarestemperosCorujasSemeando Hortas

Começamos com um encontro na Horta das Corujas, passando por uma expedição que leva até à Praça Victor Civita e conclui com uma oficina de semear.Encontro sábado 12 de abril às 10h na Horta das Corujas e expedição até à Praça Victor Civita.

Horta das Corujas é uma horta comunitária experimental numa praça pública no meio da cidade de São Paulo, na Vila Beatriz. A proposta é criar um espaço de convívio social e de educação ambiental: Os voluntários do bairro cultivam, aprendem e ensinam a cultivar. hortadascorujas.wordpress.com

Oficina Semeando Hortas
às 15h
deck canto
Praça Victor Civita 

Programação completa

prototype-programacao-sabado