22 de janeiro de 2024

Queda de energia: por que é importante registrar uma queixa

Só na terceira semana de janeiro foram, entre outros: edifício Mont Blanc, edifício Porto Vecchio e Anhembi Tenis Clube. Pontos importantes de Alto dos Pinheiros, por onde passam centenas de pessoas, ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica. Na semana anterior, o próprio subprefeito de Pinheiros postou vídeo nas redes sociais protestando contra a demora do atendimento da Enel. Nada muito diferente do que aconteceu em outros verões, infelizmente.

Como o problema é recorrente, muitos moradores desistem de registrar a reclamação na concessionária. Ou delegam a tarefa a terceiros, algo mais comum quando a queda atinge mais imóveis – o raciocínio é: “não vou reclamar porque algum dos meus vizinhos vai fazer isso”. É uma atitude compreensível, mas equivocada. Cada reclamação é importante.

Para resolver a queda de energia, o único canal é mesmo a concessionária. Os outros servem para inscrever queixas contra o serviço da Enel. Veja como contatar cada um.

Enel

(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e a conta de energia elétrica. Se for o caso, anote o protocolo, o nome do atendente e o horário de atendimento)

SMS: 27373, com a palavra LUZ, seguida do seu número de instalação.

Telefone: 0800 72 72 196

WhatsApp: (21 99601-9608)

Atendimento online: https://contactmail.directtalk.com.br/clientes/AeC-EnelSP/index.html

Ouvidoria: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/atendimento/ouvidoria.html

Procon-SP

(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e dados do atendimento da Enel, como protocolo, o nome do atendente e o horário de atendimento)

Telefone: 151

Atendimento eletrônico: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

Aneel

(para agilizar o processo, tenha em mãos seus documentos pessoais e dados do atendimento da Enel, como protocolo, o nome do atendente e o horário de atendimento)

Telefone: 167

Formulário eletrônico: https://www2.aneel.gov.br/faleconosco/login.asp?pFicar=1

Chat com atendente humano: https://prime.altubots.com/chats/aneel/394857da33e92113a9d6c70d46b3d7a6/index.html

Por que reclamar é importante?

O volume de queixas serve de base para a Enel definir prioridades de atendimento. E pode ser usado para avaliação de entidades reguladoras, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ou para fundamentar medidas de órgãos como o Procon.