22 de outubro de 2014

Tô sem água

Aqui no Alto dos Pinheiros tem faltado água constantemente, e sem nenhum aviso prévio. Os cortes eram noturnos e por apenas algumas horas. Agora estão se ampliando e deixando residências sem água por vários dias. O que podemos fazer?

Esta campanha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor propõe cobrar mais transparência dos órgãos responsáveis: governo estadual e Sabesp, e exigir providências da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).

Basta preencher o formulário e relatar onde está faltando água.

IDEC, Tô sem água

O Sistema Cantareira, que abastece de água boa parte da cidade de São Paulo, nunca esteve tão seco. Recentes ações realizadas, como campanhas pela economia de água e descontos propostos para redução da média de consumo, não foram suficientes e chegamos ao “volume morto”, um reservatório com 400 milhões de metros cúbicos de água, situado abaixo das comportas das represas do Sistema Cantareira.

Apesar da Sabesp negar, moradores de algumas regiões têm relatado a falta de água em determinados momentos do dia. Por isso, o Idec resolveu perguntar diretamente para a população: Onde você mora está faltando água? Informe o seu bairro, em qual período e a frequência.

Com sua contribuição, vamos cobrar mais transparência dos órgãos responsáveis: governo estadual e Sabesp, e vamos exigir eventuais providências da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).

Se o racionamento está mesmo acontecendo, ele precisa ser feito de maneira responsável, igualitária e transparente para toda população. Participe agora e relate se está faltando água no seu bairro, com um clique aqui.

Importante: o Governo do Estado prometeu um desconto na conta para estimular moradores abastecidos pelo sistema Cantareira a economizarem água. Segundo a Sabesp, terá direito ao bônus o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo médio do período de 12 meses compreendido entre fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. A Sabesp chama isso de META de redução. Para esses consumidores, haverá desconto de 30% no valor da conta. A medida valerá para residências, comércios e indústrias abastecidos pelo Sistema Cantareira. Consumidor, fique atento aos seguintes pontos:

– Sua conta traz sempre a média de consumo dos últimos 12 últimos meses, mas o que importa para você ter o desconto é atingir a META, que é a média dos 12 meses entre fev 2013 e jan 2014, menos 20%
– Essa META também tem de estar informada na sua conta. Em caso de dúvida, verifique se ela está correta (você vai ter de conferir as contas daqueles 12 meses)
– Se sua residência é abastecida pelo sistema Cantareira (esta informação também está na conta e pode ser conferido em Saiba Mais)

esp-agua-home