12 de janeiro de 2024

Prefeito, vete as mudanças de última hora no zoneamento de Alto dos Pinheiros!

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou, no apagar das luzes de 2023, mudanças na Lei de Zoneamento que não haviam sido propostas nem discutidas ao longo das mais de 30 audiências públicas realizadas no ano passado. As modificações inseridas de última hora pelos vereadores e votadas a toque de caixa têm impacto negativo em várias regiões da cidade, inclusive em parte de Alto dos Pinheiros.

Resta agora ao prefeito Ricardo Nunes (aliás, candidato a reeleição neste ano) vetar essas alterações – por piorarem o já caótico desenho urbano de São Paulo e por terem ignorado muitos meses de debate no município.

Vamos pressionar o prefeito para que vete, para que diga não às mudanças nocivas. Apoie o bairro aderindo ao abaixo assinado: https://www.saap.org.br/abaixoassinadozer/

Quais foram as mudanças em Alto dos Pinheiros?

  • Permissão para prédios maiores na Marginal Pinheiros: o trecho da av. Ruth Cardoso entre a Arruda Botelho e a Frederico Hermann Jr. deixa de ser zona corredor e vira zona de centralidade. Assim, passam a ser permitidos prédios de até 60 metros (20 andares), prejudicando o trânsito da região e os lotes residenciais que ficam próximos dessa área.
  • Espaço para normas menos rígidas nas principais avenidas: Alto dos Pinheiros tem avenidas em que comércio e serviço são permitidos. São as chamadas zonas corredores (ZCor): avenidas Fonseca Rodrigues, Pedroso de Moraes, São Gualter, Frederico Herman Jr e Diógenes Ribeiro de Lima, ruas Macunis e Alvilândia, praças Pan-americana e praça São Marcos. Mas mesmo nelas as construções devem seguir as regras da Cia. City sobre, por exemplo, recuos, taxa de ocupação e altura dos imóveis. O projeto aprovado pelos vereadores não menciona as ZCors no artigo que fala de restrições de construção. Isso abre espaço para que possam valer as normas da Prefeitura, menos restritivas que as da City.

E o resto do bairro?

As zonas exclusivamente residenciais permanecem como estão — contudo, sentindo os efeitos das alterações mencionadas acima.