20 de agosto de 2021

Prepare-se para a mais ampla campanha de coleta de recicláveis do nosso bairro

 

Anote na agenda: em 18 de setembro (um sábado), a SAAP, em parceria com a empresa Recycare, fará a mais ampla campanha da já tradicional coleta de recicláveis de Alto dos Pinheiros. A iniciativa é parte do Dia Mundial da Limpeza, um movimento cívico realizado em 180 países, com adesão de milhões de pessoas. No nosso bairro, o foco será a reciclagem de materiais difíceis de serem reaproveitados, como eletroeletrônicos (incluindo fios, cabos e carregadores), isopor, materiais de escrita e aerossóis. Em nenhuma das seis edições anteriores da campanha foi tão grande a lista de materiais a serem recolhidos (veja mais abaixo).

Portanto, nas próximas semanas, vá recolhendo os resíduos. Além de ajudar o planeta, você ainda ganhará de brinde uma muda de tempero!

🗓️ Quando será a coleta?

Em 18 de setembro, um sábado, das 9h às 17h.

 

📍Aonde levo os materiais que tenho em casa?

No estacionamento da Local Imóveis de Alto dos Pinheiros, a poucos metros da praça Pan-Americana: Av. Pedroso de Morais, 2646

 

🚗Como será a coleta?

Assim como em 2020, vamos manter o sistema de drive-thru. Leve os materiais no carro. No local haverá uma equipe da Recycare e voluntários para recolhê-los e esclarecer eventuais dúvidas.

 

O que posso levar para reciclagem?

💻☎️ Produtos de informática: computadores desktops, notebooks, periféricos, tablets, impressoras, celulares, secretárias eletrônicas, fax, telefonia, placas de circuito integrado, reatores, fios e cabos de energia, discos rígidos, fitas de backup, copiadoras, gravadores e reprodutores de DVD, monitores de LCD, plotters, scanners, terminais de caixa, terminais inteligentes, thin clients, unidades de armazenamento externo, cartuchos de tinta, toners, celulares, acessórios, mídias, PABX, modems, MP3 players, iPods, netbooks, roteadores, smartphones, teclados, equipamentos de rede…

🖥️ 📸 Som e vídeo: monitores, televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD, VHS, equipamentos de áudio, filmadoras, câmeras VHS, decodificadores, caixas de som, home theaters, aparelhos de blu-ray, autorrádios, rádios, caixas acústicas, câmeras fotográficas digitais, microfones, fones de ouvido, fitas VHS, fitas-cassete, LPs, CDs, DVDs, videolasers, cartucho de videogames, videogames, videokês…

Eletroportáteis: batedeiras, secadores de cabelo, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, multiprocessadoras, aquecedores, aspiradores de pó, cafeteiras, centrífugas, máquinas de costura, máquinas de escrever, torradeiras, vaporizadores, ventiladores de mesa, ventiladores de chão, agendas eletrônicas, barbeadores, calculadoras…

🖊️ Materiais de escrita: canetas, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, marca-texto, canetinhas, apontadores…

📚 Publicações: livros, revistas, fascículos, enciclopédias, cadernos, apostilas… (o que estiver em bom estado será doado, o restante será reciclado)

Aerossol: todas as embalagens, como desodorante, creme de barbear, repelente, tinta…e suas respectivas tampas

💡 Outros materiais: isopor, lâmpadas, chapas de raio-x…

 

Que destino será dado aos materiais?

“Tudo o que coletarmos terá um encaminhamento ambientalmente correto e rastreável, com foco na reciclagem”, afirma a diretora de Sustentabilidade da SAAP, Carine Galvão.

Materiais de escrita: a própria SAAP ficará responsável por recolhê-los. Vai enviá-los à empresa TerraCycle, que tem um programa em parceria com a Faber-Castell para dar destinação correta a esse tipo de instrumento (leis mais sobre reciclagem de materiais de escrita)

Aerossóis: a Dinâmica Ambiental, empresa parceira da SAAP, é especializada na reciclagem desse tipo de item e vai coletar e reciclar as embalagens de aerossol.

Livros e publicações: o que estiver em bom estado será doado a instituições, por meio do programa Ciranda da Leitura, da Recycare. O restante será reciclado.

Isopor: será encaminhado pela Recycare para empresa especializada na sua reciclagem, que dará destino final na confecção de produtos para a construção civil.

Lâmpadas: serão descontaminadas e recicladas por empresa especializada.

 Demais produtos: a Recycare vai coletá-los, processá-los (separando os diferentes componentes) e vender a empresas que os reutilizam.

 

Que empresas estão apoiando a ação?

Algumas estão dando apoio operacional à campanha, como as já mencionadas: Local Imóveis (que cedeu o estacionamento e dará estrutura para a equipe que estiver trabalhando na campanha), Valora (que terá uma equipe ajudando na operação), Dinâmica Ambiental (responsável por recolher e dar destino correto aos aerossóis) e Recycare (responsável pelos outros materiais). Além disso, a iniciativa é patrocinada por duas empresas amigas do bairro: Aster e a multinacional farmacêutica Ferring.

E não podemos deixar de mencionar o apoio da Sabesp e do Limpa Brasil, instituto responsável pelo Dia Mundial da Limpeza no país.