31 de julho de 2018

Integrante da SAAP fará parte do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Cades

A construção de um bairro com maior qualidade de vida passa pela destinação adequada do lixo que seus moradores produzem. É por essa razão que a SAAP vem constantemente desenvolvendo campanhas educativas relacionadas ao tema. A boa nova é que acabamos de ganhar mais um importante espaço de discussão sobre o assunto: o Grupo de Trabalho (GT) de Resíduos Sólidos do Cades/Pinheiros (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz). E a associação terá uma representante, a arquiteta e urbanista Ignez Barretto, que participa das nossas atividades há quase duas décadas.

 

Ignez adianta que levará às reuniões as pautas de interesse de Alto dos Pinheiros. “Por abranger toda a região da prefeitura regional, o grupo deve sensibilizar as pessoas quanto ao lixo resultante de festas e em relação ao uso [indevido] de descartáveis em bares e restaurantes, questões que afetam mais a área de Pinheiros. Porém, também vamos apresentar nossas demandas, como descarte correto de lixo verde, de lixo eletrônico e de entulho de obras”, afirma.

 

No requerimento de criação do grupo, foram estabelecidas as diretrizes que devem nortear suas ações pelos próximos dois anos, que incluem, por exemplo, o alinhamento dos trabalhos com as Metas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

A expectativa é de que o GT de Resíduos Sólidos do Cades/Pinheiros também desenvolva ações para orientar a população sobre reciclagem, além de incentivar a criação de composteiras. “Ainda estamos nos organizando para realizar a primeira reunião. É apenas o início, mas acredito que colheremos bons frutos, por se tratar de um tema tão essencial para o bairro”, enfatiza Ignez.