29 de maio de 2019

Em sua 4ª edição, campanha coleta cerca de duas toneladas lixo eletrônico em apenas um dia

Quase duas toneladas de sucata digital recolhidas em um único dia. Esse foi o saldo — para lá de positivo — da quarta campanha de coleta de lixo eletrônico promovida pela SAAP. Diferentemente do que ocorreu nos anos anteriores, a edição de 2019 se concentrou em um dia, ao invés de dois. Com a duração mais curta, a participação foi mais intensa. Tanto que a quantidade coletada chegou bem perto da média diária da primeira edição (2.076 quilos), que registrou resultado recorde.

Segundo relatório da Recycare, parceira na iniciativa, os três materiais que as pessoas mais entregaram foram: sucata de ferro (820 kg), plástico (630 kg) e fios (240 kg). Ao todo, 1.935 quilos de resíduos deixaram de ser descartados na natureza e terão destinação correta — boa parte vai para reciclagem.

Lançada em 2017, a campanha, que neste ano aconteceu em 18 de maio, tem como propósito evitar que lixo eletrônico contamine o meio ambiente. Muitos dos objetos coletados durante a ação são potencialmente perigosos, podendo liberar substâncias nocivas à saúde, como o chumbo (que causa danos ao sistema nervoso), o arsênico (em níveis elevados, pode matar), o berílio (danos ao pulmão e potencialmente cancerígeno) e o mercúrio (prejudicial aos rins, ao cérebro e aos fetos).

Desde a primeira edição, foram recolhidas cerca de 10 toneladas de resíduos, volume que sinaliza o quanto as pessoas aderiram à iniciativa. Agradecemos, sinceramente, a todos que se juntaram à SAAP nessa causa tão relevante. No próximo semestre, tem mais!