14 de outubro de 2014
Linha de ônibus no Alto de Pinheiros
Publicado originalmente em: Mobilidade Pinheiros, 02/10/2014
Na semana passada houve uma grande mudança numa das linhas que cruza o Alto de Pinheiros: a linha 828P Lapa – Barra Funda virou 809U-10 Terminal USP – Barra Funda, e teve seu trajeto alterado, para melhor.
Consideramos isso uma ótima notícia, pois vimos pleiteando uma alteração nas linhas de ônibus da região desde a supressão da linha 7725\10, RIO PEQUENO – METRÔ VILA MADALENA em setembro de 2013.
O novo trajeto ficou assim:
Os principais pontos positivos são que agora os moradores e trabalhadores de Alto de Pinheiros voltaram a ter acesso tanto à linha verde do metrô quanto à linha esmeralda da CPTM. É também ótimo para quem quer ir e voltar da USP usando o metrô Vila Madalena, assim como para um trajeto mais direto entre a Pompeia e a USP. O trajeto, mais racional que o anterior, está fazendo com que os ônibus venham mais rápido.
Esses foram nossos principais pleitos quando pedimos uma mudança na linha 828P no início de 2014.
Outro grande benefício é que quase todos os ônibus da linha são novos, o que melhora muito no quesito conforto.
Mas sempre há coisas que podiam melhorar.
Se o trecho entre a USP e a estação Vila Madalena resolveu o problema de muita gente, pois havia poucas opções para atravessar a ponte Cidade Universitária, entre a avenida Pompeia e a Barra Funda existe polêmica. Quando fizemos a sugestão para a mudança de trajeto da linha 828P, só propomos mexer no trecho de Pinheiros. Mas houve uma mudança no trajeto próximo à Barra Funda também. Alguns gostaram da mudança, pois o trajeto ficou mais direto e rápido. No entanto, os usuários que iam da Av. Pompeia a Perdizes (em especial alunos da PUC), perderam essa possibilidade – e infelizmente não há nenhum outro ônibus que conecte esses dois pontos.
A linha continua com poucos carros: são apenas três por hora durante o dia e cinco em horários de pico. Um número muito baixo, que faz com que o intervalo entre os ônibus seja de 20 a 40 minutos. Além disso não há serviço aos fins de semana.
De qualquer modo, consideramos que a conquista dessa linha foi uma vitória para muitos usuários de ônibus na Zona Oeste. Gostaríamos de acreditar que isso foi fruto de nossa insistências junto à SPtrans, fazendo SACs, reclamando, mas também justificando, estudando, analisando, cobrando e não deixando a peteca cair, mesmo depois de um ano de muito trabalho.
Mudanças para melhor são possíveis!
Esperamos agora que a linha fique logo lotada, inclusive de pessoas trocando o transporte individual pelo coletivo, e que com isso aumentem o número de carros na linha, diminuindo consequentemente o intervalo entre um ônibus e outro!
Quem quiser mandar um comentário sobre isso para a SPtrans, será uma maneira a mais de validar nossa vitória. Basta registrar na Central de Atendimento:http://www.sptrans.com.br/sac/solicitacoes.aspx.
[mc4wp_form id=”4455″]
Veja também
16 de maio de 2014
Como fazer do nosso bairro uma comunidade mais segura
22 de agosto de 2013
Novo Plano Diretor prevê ‘confisco’ de imóvel abandonado em SP
10 de outubro de 2014