25 de outubro de 2018

Ações da SAAP despertam interesse da academia e se tornam objeto de estudo

Andar por Alto dos Pinheiros e verificar os impactos positivos das ações desenvolvidas pela SAAP é, sem dúvida, uma motivação para todos nós. Recentemente, tivemos outro grande incentivo: duas iniciativas da associação despertaram o interesse de acadêmicos e se tornaram objeto de estudo, o que nos encheu de orgulho e alegria.

O pós-doutorando do Departamento de Sociologia da USP Alcides Eduardo dos Reis Peron, por exemplo, está fazendo uma ampla pesquisa sobre novos instrumentos de vigilância no estado de São Paulo. Ele quis conhecer de perto a experiência da SAAP com as câmeras comunitárias e a ligação desse sistema com o Detecta, ferramenta da Polícia Militar de análise de imagens em tempo real.

“Estou estudando como o Detecta gerou ramificações, novos modelos de negócios e iniciativas inovadoras de moradores, que estão causando grande impacto. As associações de bairro têm alcançado um protagonismo nesse assunto”, afirma Peron, acrescentando que ações como a da SAAP ressaltam o comprometimento do cidadão em zelar pelo lugar onde vive.

Outra iniciativa que chamou a atenção da academia foi a atuação da SAAP em busca de melhorias na iluminação pública de Alto dos Pinheiros. O tema está sendo estudado por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie — eles estão fazendo um trabalho de conclusão de curso.

Ao investigar a urbanização do bairro, o grupo também abordou questões referentes à iluminação. Com um olhar afiado, os estudantes apontaram detalhes que passaram despercebidos por nós.

“Na nossa última reunião, os alunos observaram que algumas ruas têm luz no lado oposto de onde estão os pontos de ônibus, o que deixa os locais escuros. Logo, a segurança poderia ser melhorada apenas com uma melhor iluminação nesses lugares. Isso é uma coisa que não havíamos notado”, diz a vice-presidente da SAAP, Márcia Kalvon Woods.