4 de fevereiro de 2016

Secretário de Saúde diz que novo uso do Hospital Panamericano não afetará Alto dos Pinheiros

panamericano

O antigo Hospital Panamericano, desapropriado em 2014, foi fonte de preocupação recente em Alto dos Pinheiros. Em janeiro, chegou a haver princípio de incêndio no local, ocupado por sem-tetos. Mas há preocupação também para o futuro. Os planos do governo estadual são de transformar o lugar num centro de traumatologia. O bairro corre risco de vir a assistir à circulação ininterrupta de ambulâncias e helicópteros?

O secretário de Saúde do Estado, David Uip, disse a diretores da SAAP que a mudança não causará transtornos. A afirmação foi feita no domingo, 31 de janeiro, durante um evento que as secretarias de Saúde e do Meio Ambiente realizaram no Parque Villa-Lobos para chamar a atenção da população para o combate ao mosquito da dengue.

A associação avalia que a nova atividade pode aumentar significativamente o tráfego e a poluição sonora em Alto dos Pinheiros. Uip, no entanto, afirmou que a circulação de helicópteros no espaço aéreo de Alto dos Pinheiros é proibida. Também disse que as ambulâncias só ligam a sirene em casos de trânsito parado, e que, de qualquer forma, os acidentados não irão direto para o novo estabelecimento médico – passarão antes pelo Hospital das Clínicas.

O prédio estava ocupado por membros da União dos Sem-Teto desde 22 de agosto de 2015. A justiça determinou a desocupação até 31 de janeiro. O prédio foi desocupado sem necessidade de ação policial na data estipulada. Entretanto, houve muita depredação. Uma equipe de limpeza e segurança já está no local. Uip afirmou que o prédio será imediatamente ocupado pelo setor administrativo do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista, que auxilia o Corpo dos Bombeiros nos resgates médicos.

Num segundo momento, disse o secretário, será realizado um concurso de arquitetura para definir o projeto do novo hospital. Uip ressaltou que a SAAP será convidada a conhecer e opinar sobre os projetos apresentados.