7 de novembro de 2022

Venha celebrar com a gente os 45 anos da SAAP!

De 1930 até meados da década de 70, as regras de construção em Alto dos Pinheiros eram definidas e fiscalizadas por uma empresa: a Cia. City, que implantou o loteamento e criou as normas para erguer casas na nossa região. Com a expansão do município, e a necessidade de tentar dar alguma ordem ao crescimento caótico de São Paulo, a Prefeitura elaborou o primeiro Plano Diretor em 1972. Aos poucos, a fiscalização se aperfeiçoou, de modo que em 1976 a City saiu de cena. Ressabiados, os moradores de Alto dos Pinheiros criaram, em 13 de dezembro do ano seguinte, uma associação para defender os interesses do bairro. Nascia assim a SAAP, há 45 anos.

As quatro décadas e meia de história serão comemoradas no próximo dia 10 de dezembro (um sábado), das 10h às 13h, na praça Conde de Barcelos. Haverá música ao vivo, atividades para adultos e crianças, barraquinhas de comida e, principalmente, muita celebração.

Sim, há muito a celebrar quando uma associação de moradores consegue chegar à marca dos 45 anos, tendo passado por períodos tão diferentes – ditadura militar, inflação galopante, crescimento da criminalidade, expansão de condomínios residenciais no entorno de São Paulo, boom imobiliário, várias mudanças de zoneamento…

Durante esse período, bastante coisa mudou na cidade, no bairro. E mesmo na SAAP. A associação foi criada com apoio da direção do Colégio Santa Cruz e de alguns professores (até hoje, várias das nossas reuniões são realizadas na escola); não por acaso, nascemos com o nome de Sociedade dos Amigos de Alto dos Pinheiros – Santa Cruz. Todo o trabalho era voluntário: os poucos gastos existentes eram bancados pelo primeiro presidente (o engenheiro Manoel Mário Taques Bittencourt) e o primeiro-secretário (o médico Flamínio Ferreira de Camargo Neto). Com o decorrer dos anos, a associação foi se estruturando, passou por diversas diretorias e diversos embates. Permaneceram, contudo, o espírito de engajamento e de trabalho conjunto, e o esforço para manter a qualidade de vida em Alto dos Pinheiros.

“Quando se tem um bairro residencial com nossa qualidade de vida e áreas verdes tão representativas, existe uma responsabilidade da associação de que isso deve ser preservado”, disse a atual presidente da SAAP, Márcia Kalvon Woods, em entrevista ao nosso livro sobre a história de Alto dos Pinheiros.

No mesmo livro, Maria Helena Osório Bueno, hoje conselheira da associação, observa que o bairro sempre passará por transformações – isso é inevitável. “Podemos fazer com que o impacto das mudanças seja o mais positivo possível para o nosso bairro. Mas que elas virão, virão.”

É essa disposição de adaptar-se continuamente, preservando a essência da nossa região, que será celebrada em 10 de dezembro. Venha comemorar conosco!