11 de maio de 2023

Máquina do Poupatempo no 14º DP oferece mais de 140 serviços

O que era fácil ficou mais fácil. Há muitos anos, a inauguração do Poupatempo simplificou e agilizou vários serviços que antes requeriam ou pagar um despachante ou perambular por incontáveis repartições públicas. Recentemente, parte dos serviços ficou ainda mais próxima: o Poupatempo está espalhando totens de autoatendimento por vários locais do estado de São Paulo.

São máquinas parecidas com os caixas automáticos dos bancos: permitem que o próprio usuário procure o que lhe interessa, apertando a tela e selecionando os itens disponíveis. Uma delas está dentro do 14º Distrito Policial, que atende Alto dos Pinheiros (rua Deputado Lacerda Franco, 372).

Por meio desses equipamentos, é possível acessar mais de 140 serviços, de acordo com a Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo), responsável pelo Poupatempo. Alguns deles: solicitar segunda via da carteira de habilitação, alterar dados na CNH (como endereço), solicitar segunda via do RG, tirar certidão de negativa de débitos estaduais, consultar situação eleitoral, consultar situação de matrícula na Secretaria Estadual de Educação, emitir atestado de antecedentes criminais, pesquisar multas e débitos de veículos e obter certidões e segunda via de IPTU de diversos municípios paulistas.

Além disso, é possível agendar atendimento presencial em unidades do Poupatempo – facilitando os casos em que a ida até esses locais ainda é exigida.

Se preferir, ainda há outro lugar na região com um totem semelhante: o escritório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea), que fica na av. Brigadeiro Faria Lima, 1.059.