11 de novembro de 2014

A SAAP está estudando as possíveis mudanças no Zoneamento do bairro

SAAP, 10/10/14

Começamos a estudar o mapa do Alto de Pinheiros para identificar propostas que queremos apresentar durante o processo de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LPUOS). Isso deve ser feito a partir do material disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para o novo Zoneamento de Pinheiros, para que possamos entender possíveis impactos e propor modificações e sugestões adicionais.

A SAAP contratou a arquiteta Ana Cecília de Arruda Campos para fazer o trabalho de levantamento básico cartográfico do bairro com o objetivo de observar a analisar a situação atual e as propostas da prefeitura. Esse material vai subsidiar a discussão e a definição de sugestões para o Alto de Pinheiros.

Estão sendo elaborados:

  1. Carta de Sistema de Espaços Livres: praças, parques, lotes vagos, remanescentes do sistema viário, trechos de curso d´água abertos, e outras categorias específicas locais encontradas na região;
  2. Carta de Mobilidade: estações de trem e metrô (existentes e futuras), terminal de ônibus, traçado das linhas de ônibus municipais e intermunicipais, pontos de ônibus, locais onde estacionam fretados, ciclovias, bicicletários e estações para locação de bicicletas.
  3. Carta de Uso e Ocupação Solo e de Equipamentos Públicos: Situação atual e proposta da prefeitura.
  4. Dados censitários

 

Pelo cronograma do Processo Participativo de revisão da LPUOS, nova minuta da Lei só será divulgada em dezembro, após as oficinas nas Subprefeituras. A Oficina de Pinheiros será em 6/12.

É entendimento das Associações de Bairro que têm como objetivo a preservação das ZERs, que sem a divulgação da minuta, as oficinas de revisão participativa, programadas para ocorrer nas 32 Subprefeituras de outubro a dezembro, ficam sem sentido. O que temos no momento são apenas indicações gerais que constam no Caderno de Propostas para a Revisão do Zoneamento.

 

Gostaríamos de convidar arquitetos, urbanistas, engenheiros e demais moradores interessados em pensar conosco propostas para o Alto de Pinheiros para um encontro nas próximas semanas. Interessados em participar podem nos escrever: saap@saap.org.br.