25 de setembro de 2018

“Minha casa é a mais velha de Alto dos Pinheiros”, diz morador

“Reza a lenda que meus avós maternos, num feriado nos anos 40, foram com suas seis filhas ver uma queima de fogos para estes lados da Vila Madalena e da Vila Beatriz. Lá de cima se avistava o novo bairro de Alto de Pinheiros. Meu avô teria dito à minha mãe que ali seria um bom lugar para comprar um terreno e construir uma casa.”

Assim, o morador Victor Andrade começa sua história sobre aquela que seria a residência mais antiga de Alto dos Pinheiros. “Quando meu pai e minha mãe se casaram, ele comprou um terreno na rua Lelis Vieira, 221 – entre as ruas Macunis e Natingui. Foi aqui que eu e meus oito irmãos nascemos.”

Andrade achava que a casa – onde ele mora até hoje – era a primeira da rua. Mas seu irmão um dia descobriu que a história era ainda mais interessante: “Um dia, ele viu um pôster gigantesco pendurado na Droga Raia da Pan-Americana com uma foto aérea de 1950, mostrando a praça e praticamente o bairro inteiro. Percebeu que a nossa casa era não só a primeira da rua, mas a primeira do bairro inteiro, como aparece na imagem”.

Livro sobre o bairro

Essa história chegou até a SAAP por causa do livro que lançaremos sobre nosso bairro, chamado “Alto dos Pinheiros: história e histórias”. Infelizmente, esse é um relato que chegou tarde demais para entrar em nossa publicação. Mas, felizmente, mostra que a obra está fazendo com que as pessoas remexam e compartilhem suas lembranças afetivas sobre nosso espaço comum.

O lançamento do livro será nesta quarta-feira, 26 de setembro, entre das 19h às 22h, no Clube Alto dos Pinheiros. Venha prestigiar a história do seu bairro – e aproveite também para compartilhar as histórias que você tem do seu bairro. Até lá!