10 de julho de 2018

Moradores driblam ataque de abelhas para limpar praça, e agora querem sua ajuda para torná-la verde

As perspectivas para a manhã de 9 de junho, um sábado, eram as melhores. Um grupo de moradores faria uma ação de limpeza na praça formada pelo encontro das ruas Madre Mazzarello com a Sucuriu. A empolgação, no entanto, deu lugar ao susto: um das pessoas foi atacada por abelhas que estavam no terreno. Mas nem isso arrefeceu os ânimos, e o espaço agora está limpo –e o próximo passo é fazer uma ação de plantio.

“Há tempos que cuidamos da praça Valdir Azevedo, que fica na frente da minha casa, e decidimos também melhorar esse pequeno espaço público formado pelo encontro das duas ruas”, diz Nilce Hansford. Ela liderou a iniciativa ao lado do marido, Marcellus –a pessoa que foi atacada pelas abelhas, mas que conseguiu fugir sem ferimentos.

Já as abelhas não tiveram tanta sorte. “Um vizinho tinha roupa de apicultura e, assim conseguimos queimar a colmeia e tirar os insetos dali”, conta Nilce.

A limpeza seria feita por um mutirão de pessoas do entorno, convidados para a ação via WhatsApp por Marcellus e sua esposa. Mas, com o ataque das abelhas, a ação foi cancelada. Eliminado o perigo, foi a vez de um funcionário de Nilce iniciar o trabalho de limpeza.

No total, foram retiradas cinco caçambas de detritos, que incluíam restos de grama e de árvores, e dezenas de latas e garrafas.

Agora, Nilce planeja uma segunda ação: plantar vegetação no terreno agora limpo, e espera novamente contar com a ajudar da comunidade local.

“Temos um paisagista nos orientando, e já estou fazendo orçamentos de mudas para colocar ali. A ideia é que cada pessoa plante uma árvore e se torne responsável por ela”, explica a moradora.

E aí? Que tal ajudar a Nilce e o Marcellus a embelezar esse pequeno pedaço do nosso bairro? Entre em contato com a SAAP por e-mail (saap@saap.org.br), telefone (11) 3814-9206 ou WhatsApp (11) 97169-0954 para mais informações!