10 de novembro de 2021

SAAP participa de live sobre negócios com foco em lixo zero

São Paulo tem avançado, ainda que não na velocidade ideal, em medidas que limitam a produção de resíduos. Nos últimos anos, por exemplo, foram aprovadas leis que proíbem canudos descartáveis e utensílios plásticos de uso único como pratos, talheres e copos – uma tendência que tem estimulado a adesão de estabelecimentos comerciais ao conceito de lixo zero, privilegiando materiais reaproveitáveis. Esse foi o tema da live Negócios Lixo Zero de Impacto Socioambiental, organizada pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps). O evento, realizado em 29 de outubro, contou com a participação da diretora de Sustentabilidade da SAAP, Carine Galvão, que detalhou algumas das ações desenvolvidas pela entidade.

“Alto dos Pinheiros é muito arborizado. Temos 40 praças e dois parques. Uma das ideias da área de sustentabilidade é promover eventos com nossos associados para levar a ideia de todos participarem da conservação do bairro, cuidarem dos seus resíduos e darem a eles um encaminhamento ambientalmente correto”, explicou.

A diretora destacou a ação da SAAP de mobilização de diversos setores – poder público, empresas, moradores – em iniciativas em prol do bairro e do meio ambiente. Isso inclui desde melhorias e limpeza em praças até a organização de eventos maiores, como a Semana do Lixo Zero, de 2019, que envolveu campanha de reciclagem de bitucas, ação nas casas de repouso do bairro, coleta de eletroeletrônicos e a realização de uma oficina para ensinar a fazer panos de cera.

“As inscrições se encerraram no primeiro dia. Os participantes puderam conhecer as bioembalagens, que são feitas de componentes orgânicos e contribuem para reduzir o desperdício, além de aumentar a durabilidade dos alimentos. Para se ter uma ideia, cada pano de cera evita o uso de 50 metros de filme plástico”, destacou Luciana Caran, da Envolve, que ministrou a oficina na época e também participou da live.

 Carine citou ainda eventos organizados pela SAAP no Dia Mundial da Limpeza – que abrangeram desde mutirão com jovens do bairro, em 2019, até campanhas de coleta de recicláveis, como em 2020 e 2021.

Outro que marcou presença na live foi Fernando Beltrame, da empresa de soluções em sustentabilidade Eccaplan, parceira da SAAP. “Fizemos uma ação conjunta para trabalhar o tema do resíduo orgânico na escola Fernão Dias Paes. Através dessa iniciativa, professores, diretores, voluntários e alunos produziram minhocários para levar para suas casas. Com o apoio da SAAP, também conseguimos compostar mais de duas toneladas de folhas que caíam nas praças do bairro”.

Mediado por Ricardo Oliani, conselheiro e fundador da Abraps, o evento contou também com a participação de Mayra Motta, mentora do Founder Institute, e Lori Vargas, da Mapeei, primeira loja lixo zero do Brasil.

Ao final, Carine Galvão fez algumas recomendações para quem quer se aventurar no mundo dos negócios sustentáveis. “As empresas nessa área mudaram: não existe mais espaço para amadores. Temos muitos players, e players muito bons. Os três pilares da sustentabilidade estão valendo mais do que nunca. É preciso, primeiro, pensar muito bem na parte ambiental. Depois, devemos levar em conta o lado social. Mas, sobretudo, não se pode errar na parte econômica, que é o que mata a maioria dos negócios. Às vezes a pessoa tem um grande sonho, uma ótima ideia, mas não consegue transformar isso em negócio.”