30 de outubro de 2017

Projeto da sociedade civil planta 4 mil m² de árvores no parque Cândido Portinari

 

O parque Villa-Lobos foi mal visto durante um bom tempo por ter vegetação rala. Há anos, no entanto, frondosas árvores se destacam na paisagem do local. Agora, seu irmão menor, o parque Candido Portinari, começa a trilhar caminho semelhante graças ao apoio da sociedade civil, que conseguiu plantar 2 mil mudas de árvores em 4 mil m².

Tudo começou quando um dos conselheiros do parque, Sérgio Reis, associado da SAAP, conheceu o botânico e ambientalista Ricardo Cardim e seu projeto Florestas de Bolso, que insere árvores nativas na cidade de São Paulo e promove o cuidado com áreas verdes. Eles viram que havia oportunidade (e necessidade) de cuidar do Candido Portinari.

Um dos desafios é que o local tinha um problema crônico. “Durante muito tempo, ele foi canteiro de obras do metrô, e o peso das coisas que ficavam aqui compactou muito o solo – virou quase um tijolo, dificultando o plantio”, explica Reis. O primeiro passo era preparar a terra. O projeto de Cardim previu, então, não só doação de mudas como esse trabalho prévio.

No último fim de semana de julho do ano passado, o programa se iniciou com atividades que se estenderam por três dias. Escolheu-se uma área, o solo foi preparado e o plantio foi realizado – tudo com a ajuda de voluntários e o apoio da SAAP e da organização Novas Árvores Por Aí.

O número de mudas doadas e de voluntários que compareceram foi tão grande que, em vez dos 500 m2planejados, a área plantada chegou a 1.200 m2. Desde então, realizaram-se outras cinco etapas, totalizando as 2 mil mudas distribuídas em 4 mil m2 de espécies como o pinheiro-araucária, a embaúba, o ingá e o pau-pólvora.

“A expectativa é que, nos próximos três anos, forme-se um dossel [quando as copas das árvores se encontram], protegendo o solo dos raios solares e permitindo que a vegetação cresça ainda mais rapidamente”, diz Reis.

O conselho vai se debruçar sobre o projeto nas próximas reuniões. A SAAP, por meio de seu representante, Sérgio Reis, continuará se empenhando para ampliar a área arborizada.