16 de abril de 2014
Dengue no Alto de Pinheiros
SAAP, 15/04/2014
A SAAP entrou em contato com a Subprefeitura de Pinheiros, que nos repassou informações da Supervisão Técnica de Saúde da Lapa-Pinheiros
Estão sendo feitos muitos cuidados em relação a dengue na região de Pinheiros que não apenas as pulverizações.
A medida mais efetiva no controle são as ações de prevenção destruindo criadouros do mosquito transmissor em todos os lugares. Como o mosquito desloca-se distâncias pequenas, se as pessoas cuidarem bem do seu entorno ela já estarão fazendo muito pela sua proteção.
Outras ações, além destes e dos cuidados com a atenção às pessoas sintomáticas:
-
Incremento nas ações educativas: distribuição de folhetos e orientação à população com informação e esclarecimentos.
-
Incremento nas operações Catabagulho.
-
Busca Ativa: verificação dos casos positivos na região.
-
Bloqueio de criadouros nos casos positivos (nebulização no local onde surgiram casos confirmados para a eliminação de criadouros e do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) naquele local.
-
As ações de NEB pesada, (“pulverização” intensa contra o mosquito da dengue) só é realizada em situações tecnicamente indicadas, baseadas nas notificações (SINAN). As realizadas na Lapa e no Jaguaré, foram amplamente discutidas com COVISA/CCZ e, conforme relatórios encaminhados à Secretaria.
-
O combate ao Cúlex que é o pernilongo comum não depende de notificação porque não transmite a Dengue. Neste caso, pode ser realizada uma nebulização baseada na verificação do local e na indicação técnica, uma vez que a dispersão de material químico é sempre agressiva e, ainda, deve contar com a disponibilidade de equipamento/insumos.
Blog da SAAP: notícias sobre a dengue no bairro
Prefeitura de São Paulo: Município intensifica ações de combate à dengue em distritos considerados críticos
Gazeta de Pinheiros: Jaguaré, Rio Pequeno e Lapa vivem novo surto de dengue
G1 São Paulo: Entenda como funciona o combate à dengue com mosquito transgênico
Veja também
31 de maio de 2023
Revisão do Plano Diretor: vêm aí mais paliteiros de prédios?
11 de julho de 2014
Confira a programação da Biblioteca Álvaro Guerra para o mês de julho
16 de maio de 2014
Como fazer do nosso bairro uma comunidade mais segura
26 de novembro de 2020
Bairro pode ter morcego com raiva. Veja os cuidados a serem tomados
21 de agosto de 2014