19 de julho de 2021

Em reuniões com a SAAP, Prefeitura indica que ainda estuda futuro da Pôr do Sol

Desde que os tapumes foram retirados da praça Pôr do Sol, em meados de junho, a SAAP fez três reuniões com representantes da Prefeitura. Nos três casos, ficou claro que a administração está aberta ao diálogo e a ouvir as diferentes posições sobre o que fazer com a área verde, mas ainda não definiu alguns pontos relevantes.

As reuniões foram feitas com o subprefeito de Pinheiros, Richard Haddad Junior, com assessores da Secretaria de Subprefeituras e com o secretário de Urbanismo, César Azevedo. Desses encontros, a SAAP saiu com as seguintes impressões:

  • Plano de reabertura: não está pronto. Segundo o subprefeito, a SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos, planeja fazer uma consulta pública sobre o tema.
  • Quando será a reabertura: ainda não está definido. Em todas as reuniões ouvimos que ela se dará quando a pandemia passar, mas não está claro qual critério será usado para se afirmar que a crise sanitária passou. Vale lembrar que outros parques da cidade estão reabertos desde abril deste ano.
  • Consulta à população: há intenção de fazê-la, mas não nos foi dito como ou quando.
  • Projeto de longo prazo: tanto a Subprefeitura de Pinheiros quanto a Secretaria de Urbanismo mostram interesse em que a praça tenha algo nesse sentido. De mais concreto, a secretaria de Urbanismo ficou de ver possibilidades de melhoria da iluminação no local.

Em todas as ocasiões, a SAAP argumentou em favor da necessidade de haver um projeto de longo prazo, defendeu a reabertura – em especial neste momento em que as pessoas procuram atividades ao ar livre – e que a localização dos portões respeite as entradas naturais da praça: um portão no mirante, um lateral e um na escadaria.

Leia mais sobre a posição da SAAP em relação à Pôr do Sol