10 de março de 2016

Frequentadores revitalizam praça Conde de Barcelos, em Alto dos Pinheiros

Quem passeia pelos caminhos de cascalho da praça Conde de Barcelos, faz um piquenique na grama bem aparada ou leva seus filhos para brincar no parquinho não imagina que há mais de dez anos a história era bem diferente: abandonado, esse espaço em Alto dos Pinheiros sucumbia ao mato alto e à sujeira. Foi a mobilização de um grupo de frequentadores que mudou essa realidade.

“Minha irmã Beatriz teve a ideia de reunir um grupo de frequentadores, em 2001, para adotar a praça e transformá-la em um ambiente de convivência para todos”, diz o médico Eduardo Bracher, que, ao lado da esposa, a quiropraxista Cheri Bracher, tornou-se uma das lideranças do grupo de mantenedores depois que a irmã se mudou de Alto dos Pinheiros, ano passado.

A mais recente conquista do grupo foi a instalação de placas informativas na praça, de dispensadores de sacos de lixo para os frequentadores que andam com seus cachorros e de lixeiras maiores que deem conta do volume descartado.

Nada é feito sem permissão do poder público. “Como mantenedores da praça, nossa atribuição é mantê-la tal como está, e qualquer mudança deve ser autorizada pela prefeitura”, afirma o médico.

Foi com autorização da administração municipal que o grupo de frequentadores mudou a cara da praça nos últimos anos. “Além das últimas intervenções, criamos os caminhos de cascalho e fizemos um parquinho cercado, com areia e brinquedos. O paisagista e engenheiro agrônomo Ricardo Viana também plantou várias espécies novas e faz a manutenção da vegetação da praça”, conta Bracher.

Como mantenedores, o grupo arca com os custos tanto do dia a dia quanto das novas intervenções. “Qualquer pessoa pode doar para ajudar a praça, e somos em torno de 13 pessoas que fazem contribuições regulares”, ressalta o morador.

Para conhecer mais o trabalho do grupo e saber como contribuir para esse importante trabalho, acesse o blog mantido por eles: http://pracacondebarcelos.com.br/site/