1 de julho de 2023

Boa relação com os vizinhos é fundamental, diz casa de eventos associada à SAAP

Uma casa de eventos precisa ter ótima relação com seus clientes – como ocorre em tantos outros setores –, mas também com os vizinhos. É o que defende Mayara Baião, proprietária da Casa Altior, local para eventos sociais e corporativos que abriu há três meses em Alto dos Pinheiros. Mesmo com pouco tempo no bairro, o estabelecimento já aderiu ao programa Empresa Amiga do Bairro, em que escritórios, consultórios, lojas e serviços contribuem com a SAAP e ajudam em nossos projetos.

“Também tenho uma casa de eventos em Belo Horizonte, então sei que a relação com os vizinhos é importante. Uma má convivência é ruim para ambos: para o morador, que se sente importunado, e para a casa, que é denunciada. Vira uma chateação mútua”, pondera Mayara.

Por isso, assim que fechou negócio com o imóvel onde a casa de eventos seria instalada (av. Professor Manuel José Chaves, 291), Mayara foi conversar com os vizinhos de muro. Percebeu que eles viam o novo espaço com duplo sentimento: ficaram felizes porque o imóvel finalmente seria ocupado (após ficar vazio por cerca de quatro anos), mas indicavam preocupação com possível barulho. “Conversamos com eles, e mostramos que era uma preocupação também nossa. Isso deixou os moradores mais tranquilos.”

Na reforma, iniciada em julho do ano passado, a proprietária fez questão de ter um projeto acústico caprichado. E até hoje, ao término de um evento mais movimentado, pergunta aos vizinhos se sentiram-se incomodados. Nunca ouviu um sim como resposta.

Foi essa mesma preocupação que levou a Casa Altior a buscar a SAAP. “Procuramos para obter orientação, pela preocupação de não atrapalhar os vizinhos, de ter contato frequente com os moradores”, conta Mayara. “Vimos o empenho da SAAP em manter a essência do bairro, e decidimos nos associar.”

Segundo ela, a empresa está disposta a colaborar com a associação “no que puder”. Ela vê possibilidade, por exemplo, de ceder o espaço para realização de reuniões de moradores.

“Nem parece São Paulo”

Mayara e o marido estão há dois anos em São Paulo, no Itaim Bibi. Mas conhecem Alto dos Pinheiros há tempos, porque o sogro e a sogra moram no bairro. “Quando viemos pela primeira vez, ficamos encantados. É muito arborizado. Nem parece São Paulo”, comenta a empresária.

O próprio nome do bairro inspirou o nome da casa: Altior significa “mais alto” em latim – uma referência também ao pé-direito de 6 metros do imóvel. Ao todo, o local tem 330 metros quadrados, com capacidade que varia de acordo com o evento (até 250 pessoas, em coquetéis).

O espaço recebe tanto eventos sociais (aniversários, casamentos, bodas, confraternizações, Bar/Bat Mitzvá) quanto corporativos (palestras, premiações, jantares, treinamentos, entrevistas coletivas). Como a av. Professor Manuel José Chaves fica próxima da Marginal Pinheiros, o acesso é bem fácil.

A SAAP dá as boas-vindas à nova associada, e felicita sua preocupação com os vizinhos. Demonstrar respeito aos moradores deveria ser regra básica de convivência, mas infelizmente é algo raro em alguns tipos de estabelecimento.