10 de julho de 2020

Vereador se compromete a discutir uso de construção na praça Waldir Azevedo

Em meio às bem-vindas reformas na praça Waldir Azevedo, uma questão permanece: o que fazer com a construção que existe na praça e que estava em estado de abandono? A SAAP discutiu o assunto com o vereador Daniel Annenberg (PSDB), que se comprometeu a fazer uma reunião para buscar uma solução.

A conversa com Annenberg foi mais uma da série que a SAAP tem feito com vereadores paulistas, com o objetivo de discutir tanto os rumos da cidade durante a pandemia quanto assuntos de interesse de Alto dos Pinheiros.

Em estado de deterioração e completamente pixada, a casa passou por uma limpeza durante os reparos feitos nas últimas semanas. O vereador Annenberg, por sinal, fez duas emendas ao orçamento para destinar recursos para a reforma da praça. Ele ressaltou na conversa que tão importante quanto fazer os reparos é criar as condições para a manutenção do local.

Annenberg disse que já havia feito reuniões com o subprefeito de Pinheiros, e uma das ideias era que o espaço fosse cedido à ECCOS Ambiental, responsável pela limpeza pública no bairro, e que em troca faria a zeladoria da praça. A empresa, porém, declinou.

A presidente da SAAP, Márcia Kalvon Woods, ressaltou que o bairro tem algumas experiências bem sucedidas de participação cidadã na gestão de espaços públicos em Alto dos Pinheiros. Ela citou três exemplos –as praças Conde de Barcelos, a Província de Saitama e a Vicentina de Carvalho- nos quais os moradores fizeram parcerias com a municipalidade e passaram efetivamente a cuidar daqueles locais e a trazer melhorias para eles.

A própria SAAP firmou parcerias com a prefeitura para cuidar de alguns espaços públicos de Alto dos Pinheiros, como a Dr. Luiz Carlos de Toledo e a Norma G. Arruda.

O vereador concordou que “nada melhor do que moradores fazerem a autogestão dos espaços, desde que sejam responsabilizados. Todo mundo precisa sentar para ajudar na manutenção”.

Annenberg ganhou reconhecimento público por ser um dos idealizadores do Poupa Tempo e, depois, secretário municipal de Inovação e Tecnologia. É com essa experiência de gestão pública inovadora que ele se comprometeu a chamar nova reunião entre representantes da prefeitura e da sociedade civil para buscar uma solução para a Waldir Azevedo.

Alto dos Pinheiros, como citado, tem ótimos exemplos de como cidadãos podem ser também responsáveis pela cogestão de espaços públicos, desde que haja uma distribuição clara de responsabilidades. A SAAP acredita que a praça Waldir Azevedo tem tudo para ser mais um caso de sucesso no bairro, e irá lutar para que isso aconteça.